segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

NASA elege 2012 o filme mais absurdo de ficção científica

A NASA realizou uma conferência para pedir que Hollywood realize filmes de ficção científica mais racionais. No encontro, ao longo de um dia no laboratório de propulsão a jato da agência, na Califórnia, 2012 foi eleito o mais absurdo filme do gênero.

A votação foi feita entre a NASA e a Science & Entertainment Exchange, um grupo de físicas que faz campanha por uma ficção científica mais autêntica, apoiada pelo ator Dustin Hoffman (que trabalhou como químico para uma empresa de café antes de virar ator).

Não está claro o parâmetro da votação, mas na conferência foram citados apenas filmes dos últimos 20 anos. Armageddon, em que Bruce Willis e Ben Affleck impedem um asteroide de dizimar o planeta, e O Sexto Dia, em que Arnold Schwarzenegger é clonado, com sotaque idêntico, em questão de horas, foram citados entre os mais absurdos.

(Ironicamente, a NASA aceitou participar de Armageddon em troca de product placement de sua marca.)
2012, porém, "é um caso excepcional e extraordinário", diz Dinald Yeomans, chefe da missão Near-Earth Asteroid Rendezvous da NASA, dedicada a estudar os perigos que o planeta pode sofrer vindos do espaço.

"A agência está recebendo tantas questões de pessoas preocupadas com a possibilidade de o mundo acabar em 2012 que tivemos que criar um site para negar esses mitos. Nunca precisamos fazer isso antes", diz Yeomans.

Em 2012, partículas de neutrinos, trazidas à Terra pelos raios solares, cozinham o núcleo do planeta. A NASA diz que as ondas solares podem causar interferências em transmissões de rádio, mas os neutrinos são partículas neutras incapazes de interagir com susbtâncias físicas. Para Yeomans, a aceleração do aquecimento do núcleo do planeta no filme é "absurda".

Em contrapartida, a NASA e a SEE elogiam dois filmes do gênero com fundamentos científicos: Blade Runner (por seu retrato futurista de Los Angeles) e Gattaca, sobre eugenia de laboratório, considerado "realista" pela agência.


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.