quinta-feira, 24 de junho de 2010

S.H.I.E.L.D

Criada por Stan Lee e Jack Kirby em 1966, a agência internacional S.H.I.E.L.D. é uma organização fictícia do Universo Marvel, com objetivo de realizar a contra espionagem e manutenção da lei. Fundada pela ONU e financiada pelas potências da OTAN, tem a função de proteger todo o planeta de ameaças de grande porte, desde terrorismo internacional até invasões alienígenas.

A sigla S.H.I.E.L.D. geralmente é traduzida para "Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão", como nas histórias mais recentes publicadas pela Panini Comics. Em inglês a sigla significa "Supreme Headquarters International Espionage Law-Enforcement Division".

É uma super organização, muito mais forte e importante do que qualquer outra (CIA, NSA, CTU, etc). Com uma mega base invisivel e flutuante liderada por Nick Fury ela cuida dos interesses dos EUA e do mundo. E ainda monitora os heróis (em especial Os Vingadores) em suas missões.

Origens e Particularidades

A S.H.I.E.L.D. foi criada nos anos 60 como resposta a descoberta das operações da terrível organização subversiva internacional conhecida como H.I.D.R.A. Para seu diretor de operações foi convocado o ex-soldado americano e ex-agente da CIA, coronel Nicholas (Nick) Fury.

Embora seja uma organização internacional, sem vínculos legais com qualquer nação, a maior parte dos agentes e do financiamento da organização partem dos EUA - o que a coloca sob grande influência desse país. É por isso motivo de críticas e discussões já por muitos anos o papel de "agente do imperialismo americano" da S.H.I.E.L.D.

Na teoria, seu corpo de diretores é multinacional e somente a ONU pode autorizar ações da agência. Na prática, ela já foi usada como arma pelas potências ocidentais na Guerra Fria e contra governos "rebeldes" do terceiro mundo várias vezes.

A principal base da S.H.I.E.L.D. está localizada em um gigantesco porta-aviões aéreo e a agência possuiu escritórios regionais e bases secretas em todas as grandes cidades do ocidente. Embora a maior parte das ações da organização seja secreta sua existência é de conhecimento público, sendo considerado o órgão máximo de manutenção da lei (bem exemplificado na saga Operação: Tolerância Zero, quando eles inutilizam a força-tarefa multinacional elaborada para acabar com a "Ameaça Mutante".

Nick Fury manteve o cargo de diretor da S.H.I.E.L.D. por décadas, tornando-se uma lenda viva nos meios de manutenção da lei e espionagem internacionais. Diversas vezes seus métodos "diretos" o colocaram em confronto contra os burocratas, políticos e outros que controlam e fiscalizam a organização. Em anos recentes, ele teve de promover um grande "expurgo" na agência para dissolver grupos corruptos e ineficientes instalados na diretoria. Outros dois personagens de importância dentro da Organização são o Coronel Dum Dum Dugan (braço-direito de Fury e segundo em comando) e G.W. Bridge, responsável por assuntos mutantes da organização.

Ainda mais recentemente, porém, Fury teve de se afastar da direção da S.H.I.E.L.D. devido ao escândalo da descoberta de seu envolvimento em uma operação não-autorizada contra o governo democraticamente eleito da Latvéria, na qual usou operativos civis como agentes agressores, entre eles os super-heróis Capitão América, Homem-Aranha, Luke Cage e Viúva Negra. Fury desapareceu e hoje é um renegado, procurado para prestar contas por essa operação desastrosa que se tornou conhecida como "Guerra Secreta".

Guerra Civil

Após a Guerra Secreta, Maria Hill, uma operativa baseada em Wundagore, foi indicada como Diretora e assumiu o antigo cargo de Fury, sendo agora a responsável pelo comando da S.H.I.E.L.D. Ela, durante o ataque de Coletivo, descobriu através do Homem-Aranha e do Visão sobre os eventos ocorridos durante a Dinastia M, os quais ficaram praticamente ocultos de boa parte da população. Por achar que os Vingadores estavam escondendo informações estratégicas que a S.H.I.E.L.D. não tinha acesso direto, Maria Hill passou a ter sérias restrições quanto à ação deliberada dos super-seres, em especial dos Vingadores.

Quando Nitro foi atacado pelos Novos Guerreiros e liberou uma violenta explosão em Stamford matando centenas de pessoas, ela foi a primeira a tentar colocar o Capitão América do lado da Iniciativa de Registro dos Super Humanos proposta pelo governo. Contudo, Capitão América posicionou-se contra o Registro de Super-Heróis, fugindo de forma espetacular do Aero-porta-aviões e passando a liderar a Resistência Anti-Registro na clandestinidade. Desde então, Maria Hill passou a auxiliar diretamente o grupo Pró-Registro na captura e prisão dos super-heróis da Resistência. Seu papel atuante durante a Guerra Civil foi decisivo, tanto na elaboração das estratégias de caça aos rebeldes anti-Registro quanto na parceria ao lado do Homem de Ferro durante o conflito.

Após Tony Stark ter sido atacado por um de seus antigos colegas dentro da Torre Stark, o qual quase lhe custou a vida, Maria Hill confidencia a ele que nunca cogitou ser a diretora da S.H.I.E.L.D. Isto posto, ela questiona Stark do porquê ele não assume a agência, já que estava demonstrando grande capacidade de comando à frente do grupo Pró-Registro durante a Guerra Civil. A partir disso, Stark passa a ser o novo Diretor da S.H.I.E.L.D., com Maria Hill como sua imediato.

Pós-Guerra Civil

Por indicação da ONU, Tony Stark se torna Diretor da S.H.I.E.L.D. e também por proposta de Maria Hill para Tony. Atualmente o governo dos Estados Unidos destituiu o Homem de Ferro do cargo de diretor e desmantelou a organização como consequência virá a saga Reinado Sombrio.

Diretores

* Nick Fury

Na primeira história que a S.H.I.E.L.D. apareceu, ela era controlada por um agente da H.I.D.R.A infiltrado mas Nick Fury descobre isso e acaba virando o mais conhecido e duradouro Diretor da S.H.I.E.L.D. Durante anos, Fury foi o Diretor da S.H.I.E.L.D. que normalmente quando ele sai numa missão ele era substituído momentâneamente por Dum Dum Dugam ou por Sharon Carter. Após a Guerra Secreta, Nick é afastado do cargo e Maria Hill assume seu posto como Diretora da S.H.I.E.L.D.

* Tony Stark (Homem de Ferro)

Tony Stark se tornaria o Diretor da S.H.I.E.L.D. algum tempo depois. (Os Novos Vingadore #50)

* Ex-Membros

Atualmente a S.H.I.E.L.D. não existe mais, porém uma longa lista de agentes passaram pela organização, entre eles: Val Adair, Agent L, Agent M, Agent 9, Agent 60, Agent 74, John Allen, Paul Allen, Dexter Bancroft, Clint Barton (Gavião Arqueiro), Blue Streak, Boothroyd, John Bronson, Laura Brown, Barth Bukowski, Stanley Carter (Sin-Eater), Jeff Cochren, Constrictor, Alec Dalton, Dean Haddad, Carl Delanden, Alex DePaul, Homem Dimensional, Dragoom, Marvin Flumm (Mentallo), Nick Fury, John Garrett, Paul Garwood, Glob, Golem, Goom, Grogg, Groot, Jonathan Hart (Valete de Copas), Joseph Hauser, Hellstorm, Jordan Holiday, James Howlett (Wolverine), Jerry Hunt, Roger Juniper, The Kid, Kraa, Lilith, Filha de Dracula, Mumia Viva, M-80, Dr. Myron MacLain, Adam Manna, Manphibian, Rick Mason (o Agente), Chastity McBryde, Monster Ape, Danielle Moonstar, Barbara Morse-Barton (Harpia), Nails, Overrider, Arthur Perry, Kitty Pryde (Lince Negra), David Purcell, Radek, Cliff Randall, Steve Rogers (Capitão America), Jack Rollins, Chcuk Rose, Satana, Frank Schlicting (Constrictor), Silicon, Skul, Esquadrão Suicida, Tornado do Texas, Marvel Man, Rabble Rouser, Red, Scorpio, Kenjiro Tanaka, Kimberly Taylor, Nate Thurman, Jack Truman, Vamp (Animus/Vamp), Wendell Vaughn (Quasar), Vries, Kali, Kate Waynesboro, Warwolf, Wesley Williams, Sam Wilson (Falcão), Wolfen, Agente Castigan, Agente Goldman, Agente Kyle, Agente Kragg, Agente M, Agente Ratchvek, Agente Simon, Agente Taki, Anthony Stark (Homem de Ferro, ex-Diretor), Maria Hill (ex-Diretora Executiva), George Washington Bridge, Sharon Carter, Jessica Drew (Mulher-Aranha), Contessa Valentina Allegra di Fontaine, Thaddeus "Dum-Dum" Dugan, Kenneth Hale (Homem Gorilla), Daisy Johnson, Gabriel "Gabe" Jones, Ali Morales, Clay Quartermain, Natasha Romanova (Viúva Negra), Gail Runciter, Jasper Sitwell, the Suit, Alexei Vashin, Jimmy Woo, Comandos Selvagens

* Agentes Honorários, Reservas e outros

A.U.T.O.F.A.C., Androide X-4, Boothroyd, Chuck, Impact 739, Wild Bill


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.