sexta-feira, 25 de junho de 2010

Venom

Venom é o codinome de Eddie Brock, uma personagem das histórias em quadrinhos do Universo Marvel, publicadas pela Marvel Comics. É um dos mais famosos inimigos do Homem-Aranha, tendo aparecido vários outros personagens com poderes similares aos seus ao longo dos anos.



Biografia do Personagem

Venom é o ser resultante da simbiose entre uma criatura alienígena e o jornalista Eddie Brock. Apesar de já ter tido mini-séries próprias, a maioria de suas aparições é como inimigo da personagem Homem-Aranha. A característica marcante de Venom, além do uniforme negro, é a desproporcional e assustadora mandíbula, desenhada no traço de Todd MacFarlane. Antes de fundir-se ao simbionte e tornar-se o Venom, Eddie Brock era um repórter do jornal O Globo Diário.

A origem do simbionte alienígena foi mostrada no evento intitulado Guerras Secretas, quando foi usado como "uniforme" pelo próprio Homem-Aranha (que então não sabia que este era uma criatura viva). O "uniforme", totalmente negro e com propriedades regenerativas e adaptativas aumentava as habilidades de Peter Parker, mas também potencializava sua agressividade.Assim, ao descobrir a real natureza de seu "uniforme", o Homem-Aranha livrou-se do alienígena (ao, inadvertidamente, ser beneficiado pela fraqueza a ondas sonoras do simbionte).

Mais tarde, o simbionte acabou caindo sobre Eddie Brock, um jornalista fracassado do Globo Diário, que culpava o herói aracnídeo pela sua ruína. Sentindo o ódio de Brock por seu inimigo, o simbionte ligou-se ao seu corpo, formando um ser de mente composta chamado Venom. Um ser com um único objetivo: matar o Homem-Aranha.

O motivo do ódio de Eddie Brock

Esta história foi revelada na edição de nº 105 da revista do Homem-Aranha, publicada em 1992 pela Editora Abril. Brock havia escrito a biografia de um homem que dizia ser o vilão Devorador de Pecados, e a notícia foi um sucesso para o seu jornal, o Clarim Diário. Mas pouco depois o Homem-Aranha derrotou o verdadeiro vilão e sem querer provou que a reportagem de Eddie não passava de histórias imaginárias de um doente mental. Com isso, o Globo Diário foi ridicularizado e Eddie despedido.

A partir de então, Eddie apenas pensava em se vingar do herói, porém, sendo um humano comum, não teria chances contra o herói aracnídeo. Depois de tudo, pensou em suicidar-se, mas suicídio seria um pecado inaceitável para ele, um homem católico. E quando Eddie estava rezando para obter paz na Catedral da Virgem Maria, em Manhattan, que curiosamente foi o mesmo local da separação de Peter Parker com o Simbionte, o alienígena uniu-se a Brock, acabando com sua angústia, dando-lhe quase todos os poderes do Homem-Aranha e lhe contando a identidade secreta do herói. Assim nasceu Venom. No decorrer deste episódio, foi revelado que o corpo musculoso de Eddie foi esculpido através de muito exercício: em sua casa, o ex-repórter fazia musculação quase que diariamente, com o intuito de ficar mais forte e menos estressado.

O primeiro confronto

Na edição de nº 105 (nº 300 da revista americana) deu-se também o primeiro confronto entre Venom e o Homem-Aranha. Para provocar o Homem-Aranha, Venom foi até o apartamento de Peter Parker e atormentou sua esposa Mary Jane. Depois, sem estar vestido com seu uniforme ,foi à Catedral da Virgem Maria e decidiu que seria perfeito se a morte do Homem-Aranha acontecesse ali, onde tudo começou, e então Venom fez ali sua primeira vítima: um jovem policial tentou prender Eddie Brock (Venom) por encontrá-lo sozinho na Catedral que estava fechada, deduzindo que Brock seria um procurado ladrão da caixa de esmolas da igreja. Então Eddie, tornando-se Venom, dominou o guarda com seu uniforme alienígena e o sufocou até a morte com o mesmo. Eddie lamentou ter feito tal coisa, mas acrescentou que ninguém devia se colocar entre ele e sua vingança.

Depois de tudo, aconteceu o confronto entre Venom e o Homem-Aranha. O herói ainda trajava seu uniforme negro, feito de tecido comum e idêntico ao simbionte, e foi ao encontro de Venom com a arma sônica que Reed Richards utilizou para neutralizar o simbionte. Devido ao sentido de aranha ser inútil contra o simbionte, Venom não teve problemas em surpreender o Homem-Aranha e o lançar dentro de um prédio abandonado no bairro nova-iorquino do Bronx, e antes de começarem a luta, Eddie contou ao herói toda a sua história (mostrada na seção "O motivo do ódio de Eddie Brock"). Por trajarem o mesmo uniforme negro, tanto o herói quanto o vilão possuíam aparências quase idênticas durante a luta.

O Aranha compreendeu que seu sentido de aranha não funcionaria contra Venom e que o vilão era bem mais forte, porém mais lento. Assim o herói conseguiu disparar um tiro com sua arma sônica em Venom e o derrubou, porém ao hesitar em disparar um tiro fatal no simbionte (pois temia matar também a Eddie Brock), o herói foi dominado por Venom e aprisonado pelas teias do vilão no sino da Catedral da Virgem Maria, para que fosse esmagado pelo pêndulo. Após conseguir se libertar, o herói se lembrou que as teias do simbionte eram orgânicas e deduziu que as teias de Venom tinham se acabado, quando as usou em grande quantidade para prender o herói. Assim, o Aranha conseguiu arremessar Venom do alto da Catedral, e como o vilão dependia de suas teias para não cair, despencou vários metros até a calçada, onde desmaiou. Depois o herói levou Venom até a sede do Quarteto Fantástico e o aprisionou lá até que fosse mandado para a prisão chamada Gruta, especial para super-vilões, de onde escaparia mais tarde. Logo depois, atendendo um pedido de sua esposa, o Aranha lançou seu uniforme negro numa lareira, pois ela ficou atemorizada com tal uniforme depois de ser atormentada por Venom, e Peter também compreendeu que não desejava trajar o mesmo uniforme de um assassino.

O motivo de Eddie não ter revelado a identidade secreta do Homem-Aranha foi revelado no segundo confronto entre os dois (em Homem-Aranha 114, Dezembro|Dez. de 1992): Eddie disse a Peter Parker que não queria concorrência pela cabeça do Homem-Aranha, o que com certeza aconteceria se todos os outros vilões a conhecessem.

Apesar de ser, sem sombra de dúvidas, um vilão e ter óbvias tendências Psicose|psicótica, Venom se considera um defensor dos inocentes, vendo o Homem-Aranha como o responsável por sua ruína pessoal.[1]. Algumas histórias, em que o Aranha sequer aparece, focam mais esse aspecto de anti-herói. Venom inclusive já realizou tarefas pro departamento de defesa dos Estados Unidos em troca da comutação de uma pena de morte. Em suas primeiras histórias, Venom mata várias pessoas, pois segundo ele ninguém deve ficar entre ele e sua vingança, porém sempre se lamentando após fazê-lo, e dizendo que "várias vidas foram tiradas, menos a que mais merece". Entretanto, o personagem não hesita em atentar contra a vida ou propriedade alheia se isso for causar sofrimento ao seu maior inimigo, o Homem-Aranha. E também já se uniu algumas vezes ao herói para derrotar o terrível Carnificina.

Nos tempos atuais

Atualmente, Eddie Brock não é mais hospedeiro do simbionte alienígena, e após sofrer outra fantástica transformação, é conhecido como o vigilante Anti-venom , ou Venom Branco.

Anti-venom apareceu pela primeira vez em Amazing spider-man #569 nos EUA e no Brasil, na revista Homem-aranha #93(setembro de 2009).



Poderes e Habilidades

O Simbionte Alienígena deu à Eddie Brock poderes similares aos do Homem-Aranha, como força, resistência, agilidade e reflexos ampliados (porém, de forma ampliada). Além disso, o vilão possui a capacidade de lançar teias orgânicas, fator de cura acelerada e imunidade ao "sentido de aranha" de Peter Parker. Além disso, o vilão tem também capacidade transmórfica limitada, graças às características do simbionte.



Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.