sexta-feira, 25 de junho de 2010

Duende Verde

O Duende Verde, alter ego psicótico de Norman Osborn, é um dos principais inimigos do Homem-Aranha (para muitos o maior) e por consequência um dos principais vilões do universo Marvel.

O Duende Verde original é a manifestação da insanidade gerada pela indução de substâncias químicas (soro mutágênico) no cientista Norman Osborn, dono da Oscorp.

Nenhum vilão fez tanto quanto o alter-ego de Norman Osborn para arruinar o Escalador-de-Paredes. Ele descobriu a identidade do Homem-Aranha e apesar de não se lembrar sempre dela em função de suas periódicas voltas à sanidade, ao novamente sucumbir à loucura ele sempre usava a estratégia de atacar Peter Parker aterrorizando seus amigos e amores.

Fala-se Duende Verde original, pois existiram vários outros que sucederam o Norman, surgidos depois que ele foi dado como morto. Só retornaria muito tempo depois. A maioria das pessoas que usou esse nome entrou em contato com um soro mutagênico em algum momento de suas vidas. O soro concede força, agilidade e resistência (o suficiente para resistir a disparos de armas de médio calibre), mas acaba perturbando a mente do infectado em maior ou menor grau.


História
[editar] Norman Osborn

Norman Osborn é o dono da Oscorp, uma empresa de desenvolvimento e produção de tecnologia bélica. Com medo de perder um contrato junto ao governo americano, Osborn resolve ser a cobaia do novo produto da empresa (um gás que dá caracteristicas fantásticas a quem o usa por algum tempo) e acaba ficando insano por conta dos efeitos colaterais. Nas histórias originais do Aranha, o Duende aparecia apenas como tal (como uma versão do Coringa vestido para o Dia das Bruxas, inimigo do Batman) e não como Norman, personagem que só foi introduzido muito depois, quando Peter entrou para a Universidade.

O primeiro uso que o Duende deu a seus poderes foi vingança contra velhos inimigos e empenho em controlar uma rede criminosa. Nessa fase, por exemplo, ele sofre a vingança do seu antigo sócio, o Professor Stromm. O Aranha impede os planos do professor, destruindo seus robôs. No fim Normam assassina o professor, mas em nenhum momento aparece seu rosto. O Aranha também não consegue identificá-lo, mesmo com o sentido do Aranha.

Só depois dessa e de outras frequentes intromissões do Homem-Aranha em seus planos é que o foco do Duende se tornou matá-lo. Depois de falhar repetidas vezes em suas tentativas de eliminar o Aracnídeo, o Duende resolve seguir seu inimigo e graças a um gás que neutraliza o sentido do Aranha, descobre sua verdadeira identidade: Peter Parker, o melhor amigo e colega de classe na mesma Universidade de seu filho Harry Osborn.

Norman abandonou a vida de Duende Verde por mais de uma vez. Numa delas Norman foi eletrocutado e acabou sofrendo amnésia, que o fez perder a memória do Duende e restaurar sua personalidade original. Decidindo que Norman não deveria ser punido por crimes que ele cometeu enquanto estava insano, e que Harry ficaria melhor se não soubesse que seu pai era o Duende, o Homem-Aranha decidiu não expor a outra identidade do seu inimigo. Entretanto como das outras vezes o alter-ego do Duende acabou sobrepujando a identidade de Norman

Durante um de seus embates contra o aracnídeo na ponte George Washington, acabou ferindo mortalmente a Gwen Stacy (uma das namoradas de Parker). Caçado pelo Homem-Aranha que queria vingança, Norman acabou se ferindo com seu próprio veículo, o planador morcego, e foi dado como morto.

Como citado, no período de seu desaparecimento surgiram vários Duendes Verdes (inclusive seu filho, Harry) e também outras versões como o Duende Macabro e o Duende Demoníaco (na saga Inferno).

Foi vivido por Willem Dafoe nos filme do Homem-Aranha, Homem-Aranha 2 e Homem-aranha 3.

Harry Osborn

Harry assistiu a luta mortal de seu pai como Duende Verde contra o Homem-Aranha e jurou vingança contra o herói aracnídeo depois que seu pai apareceu morto. Mais de um ano depois ele descobriu um laboratório secreto onde se encontravam anotações sobre a vida de vilão do pai (e que incluiam a identidade do Homem-Aranha).

Ele acabou entrando em contato com a mesma substância e, ainda em choque com as revelações, se tornou o segundo Duende Verde. Mais tarde, uma história mostrou que Harry não descobriu o laboratório por acidente, mas sim foi induzido a isso através de uma máquina de transmissão psíquica, projetada por seu pai para garantir o legado do Duende Verde. A mesma história mostrava o filho de Harry sendo atraído pela máquina, mas ele é salvo por sua mãe (Liz Allan) com a ajuda do Homem-Aranha.

Assim como o Duende Verde original, o fato de Harry saber da verdadeira identidade do Homem-Aranha o fazia se se valer disso, apesar de nunca tê-la tornado pública. Por mais de uma vez Harry Osborn foi capturado e internado em sanatórios.

Graças a uma nova versão da fórmula do Duende modificada pelo Professor Strom ele conseguiu muito mais força do que antes e quase mata o Homem-Aranha e Mary Jane, no entanto graças a pedido de Peter acaba voltando a si e salva os dois. Logo em seguida Harry teve uma overdose devido ao efeito colateral da fórmula e morreu num hospital. Seu pai reapareceu durante seu velório.

Foi vivido por James Franco nos três filmes do Homem-Aranha (2002, 2004 e 2007).

Barton Hamilton

Barton Hamilton também conhecido como Bart Hamilton. Era o psiquiatra de Harry Osborn, o segundo Duende Verde. Após a morte de Harry em um evenenamento, Bart Hamilton, usou as roupas de Duende Verde para poder se tornar o próximo. Bart Hamilton, andou aterrorizando e assaltando bancos de Nova Iorque. O Homem-Aranha lutou com ele em uma das aventuras do Amazing Spider Man, ele apareceu pela primeira vez na década de 1980. Durante seus dias de Duende, Bart também descobriu a fórmula que deixava as pessoas cruéis e musculosas, usando-a como Norman e Harry, ele voltou a atacar mais violentamente. Até que Bart Hamilton foi morto, por uma espécie de assassinato.

Philip Ulrich

Depois da morte de Bart outra pessoa assumiu a identidade de Duende Verde. Foi o sobrinho do jornalista Ben Ulrich, Philip Ulrich, que foi atingido pela fórmula enquanto seu tio investigava a história dos Osborns. Diferente dos outros Duendes, Phil se tornou um herói e mesmo pensou em integrar a equipe dos Novos Guerreiros. Durante a saga Massacre Marvel seu equipamento foi destruído e, sem o conhecimento técnico para consertá-lo, Phil abandonou a identidade de Duende Verde.

Norman retorna

Escapando da morte certa pela fórmula do Duende, Norman partiu para a Europa. Lá, ele construiu um império secreto do crime.

Quando Norman Osborn revelou-se ainda vivo, começou a se dedicar a vingança contra o Homem-Aranha. Perseguiu tanto ele como seus familiares, chegando a comprar o Clarim Diário para demitir Peter Parker e expandir a campanha que seu antigo editor, JJ Jameson, já fazia contra o herói. Em seguida, com Parker fragilizado, procurou torná-lo o próximo Duende Verde. Envenenando-o com um poderoso alucinógeno, Norman forçou Peter a atacar seus próprios amigos e pessoas que amava, na forma do Duende. Quase matou Peter através de torturas físicas e psicológicas, mas este resistiu à lavagem cerebral, sem, entretanto, poder denunciar Norman às autoridades, já que, naquela realidade, ele conhecia sua verdadeira identidade (este e quase todos os outros eventos que ocorreram antes da Invasão Skrull se passaram antes do pacto de Peter Parker e Mary Jane com Mefisto).

Durante um ritual que envolvia cinco objetos místicos, Norman Osborn tornou-se ainda mais insano (embora essa loucura não se manifestasse imediatamente). O mesmo ritual provocou o surgimento de uma nova Mulher-Aranha e o rejuvenescimento da personagem Madame Teia.

Numa edição da revista The Pulse, a identidade do Duende Verde foi revelada ao público. Depois disso, Norman foi preso pela primeira vez desde que foi criada a identidade do vilão. Mas permaneceu pouco tempo na prisão e, mesmo durante sua reclusão, agiu contra o Homem-Aranha. Entre outras jogadas, planejou o sequestro de May Parker.

Norman Osborn foi o líder da última versão dos Thunderbolts, um grupo formado por supervilões que, por serem protegidos pela Lei de Registro de Super-humanos, tinha licença do governo americano para capturar vivo ou morto qualquer super-humano dos Estados Unidos que não fosse registrado. Por causa do pacto que envolveu o Homem-Aranha, Mary Jane e Mefisto, Norman não se lembra da identidade secreta do seu arqui-inimigo. Devido à derrota e expulsão dos skrulls, o Duende Verde original agora dá as cartas: é a saga Reinado Sombrio, que começou após um ato do governo dos Estados Unidos que acabou com a S.H.I.E.L.D. e destituiu o Homem de Ferro do comando dos super-humanos registrados, concedendo o comando destes a Norman Osborn! Tudo isso ocorreu graças a uma armação arquitetada pelo próprio Osborn, após a qual ele foi erroneamente aclamado como o grande herói americanno na guerra contra os skrulls... além disso, Tony Stark foi responsabilizado pela invasão alienígena, sob o pretexto de que ele e a S.H.I.E.L.D sabiam o que estava acontecendo, mas não fizeram nada para impedir, até que foi tarde demais. Norman, agora à frente da H.A.M.M.E.R. (agência de segurança nacional que substitui a S.H.I.E.L.D.), assume a identidade pseudo-heróica do Patriota de Ferro e lidera os Vingadores Sombrios, que são os Thunderbolts passando-se por quase todos os Vingadores que não aderiram à Lei, e que possui como aliados dois traidores que eram da Iniciativa dos 50 Estados: o Sentinela e Ares! Sob seu comando, o Homem de Ferro e sua operativa e braço direito na S.H.I.E.L.D., Mary Hill, foram perseguidos. Pepper Potts foi presa. O Espadachim foi morto; Soprano, banida dos Thunderbolts, quase teve o mesmo destino do seu colega, que a salvou da morte certa nas mãos de Venom e do Mercenário. Além de tudo isso, Osborn fez um pacto secreto com Loki, o Doutor Destino, Emma Frost, Namor e o Capuz: era a fundação da Cabala, entidade aos moldes dos Illuminati. Sem saber de todos esses detalhes sórdidos, a opinião pública se viu tentada a acreditar que os Vingadores Sombrios é que seriam os verdadeiros heróis! Depois de usar e abusar do poder de chefiar os superseres registrados que aceitaram estar sob seu comando, Osborn dá um passo maior: quer ser o senhor absoluto de Asgard. Aliado a Loki e ao Capuz, ele é responsável pelos eventos que culminaram na saga Siege (O Cerco a Asgard) e todos os seus desdobramentos. Seu fim será a prisão: seu captor será Steve Rogers, o Capitão América original (não, ele não morreu!), que exigirá que Norman pague por todos os seus crimes.

Outros Duendes

* Um estilista chamado Roderick Kingsley descobriu um dos laboratórios de Norman e passou a usar uma versão modificada dos equipamentos do Duende Verde. Usava o nome de Hobgoblin (Duende Macabro).

* Antes de tentar manipular a mente de Peter, Norman criou um ser humano geneticamente modificado para ocupar a função de Duende.

Os filhos do Duende

Norman Osborn só possui um filho legítimo, Harry Osborn. Entretanto um arco de histórias controverso apresentava um casal de gêmeos (Sarah e Gabriel) cujo pai seria Norman e a mãe Gwen Stacy. Eles cresceram a uma velocidade inumana e chegaram a enfrentar o Homem-Aranha, que julgavam ser seu pai, mas como Peter e Gwen nunca chegaram a ter algo mais "sério" ele não podia mesmo ser o pai. Obs: Sarah é identica a mãe Gwen Stacy e chegou a dar em cima de Peter.

Equipamentos do Duende Verde

Norman era um talentoso engenheiro bélico. Desenvolveu para seu alter ego um veículo compacto mas veloz, o planador morcego, que consiste de uma prancha voadora em forma de morcego e propulsionada a jato. Como o Duende Macabro, o Duende verde lança bombas em formato de abóbora, que podem conter gás ou ser explosivas, mas diferente do primeiro, o Duende Verde conta também com armas de raio embutidas na ponta dos dedos indicadores.

Vítimas do Duende Verde

* Gwen Stacy
* Seward Trainer
* Ben Reilly


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.