quinta-feira, 24 de junho de 2010

Gambit


Gambit (Remy LeBeau) é um personagem fictício da Marvel Comics, super-herói integrante dos X-Men. Criado por Chris Claremont e Jim Lee, o personagem teve sua primeira aparição em Uncanny X-Men #266 (Agosto de 1990).

Um mutante, Gambit possui a habilidade de manipular energia cinética. Ele também é habilidoso em arremesso de cartas, luta corporal, e no uso de um cajado. E também um exímio jogador de poker.

Um ladrão profissional, poucos X-Men confiaram em Gambit quando ele primeiramente se uniu ao grupo, e uma fonte de tensão entre ele e seu interesse amoroso de longa data Vampira. Isso foi exacerbado quando suas ligações com o vilão Sr. Sinistro foram reveladas, entretanto alguns de seus colegas de time aceitaram que Gambit honestamente busca redenção.

Um X-Men auto-descrito mulherengo, Gambit tem mostrado um lado seu mais vulnerável ao longo dos anos, principalmente quando se trata de Vampira. Gambit permanece fiel à sua herança da Louisiana, e fala com um sotaque cajun forte.

Uma das características que o define é que ele era fumante, assim como Wolverine. Porém, com a política anti-tabagismo da Marvel, essa características desapareceu por completo.

Apesar de não ter aparecido nos três primeiros filmes dos X-Men, Gambit finalmente aparecereu no X-Men Origins: Wolverine, no qual foi interpretado por Taylor Kitsch.

Criação

O criador Chris Claremont sempre esteve responsável pela dramaturgia na infância de Remy desde a sua adoção até sua ligação aos carrascos com Nathaniell Essex (Sr. Sinistro). Esta é a colaboração de Ondenkir Kohler sobre detalhes com respeito a mutação de gambit, ainda na sala de parto.

História

O nascimento

Segundo as análises pré-natais a criança estava arriscada a nascer pré-matura, e o que de fato ocorreu. Instantes depois do rompimento da bolsa uterina a mãe é conduzida ao hospital e recebida com cuidados especiais, a atenção naquela hora deveria ser recobrada, exames confirmavam o nascimento de uma criança do sexo masculino, mas a preocupação maior era a respeito de sua sobrevivência. Havia muita chuva e a expectativa era intensa, muitos enfermeiros se dispunham a operação de parto, raios extensos e trovões estrondosos eram constantes e às vezes impossibilitavam a comunicação entre os enfermeiros. Um primeiro raio atingiu as torres de eletricidades provocando um blecaute em todas as partes, mas devido o sistema automático dos geradores hospitalares, foi possível a continuidade com luz normal. Aos poucos as luzes circunvizinhas foram voltando e finalmente após muito trabalho os médicos conseguiram concluir a operação com êxito. A criança foi mantida sob o sistema de uma incubadora, no entanto um outro fator ainda preocupava os médicos, a alta incidência de raios que surgiam simultaneamente por aquela região. Pouco tempo depois que a criança é posta na incubadora ocorreu novamente um blecaute que comprometeria o estado físico da criança caso não fosse o sistema automático da própria incubadora de reativação dos controles de temperatura e sondagem. Foram desligados todos os computadores no mesmo instante da queda do raio, mas em frações de segundos todos voltaram a funcionar, como no primeiro raio. Porém agora, algo intrigava o médico responsável pela conexão dos cabos via computador. A presença de pequenos vestígios de partículas substituía devagar as substâncias já adicionadas ao corpo pela sondagem, e isto pode ser notado devido a tecnologia de acompanhamento da sondagem monitorada pelo computador, distinguido-se então as partículas por cores.

Embora a reativação fosse instantaneamente automática, a ativação por outro lado, deveria ser feita por partes. Elementos tais como a sonda, controle de temperatura e gases puderam ser reativados normalmente, porém a válvula giradora responsável pelo filtro de ar, termômetro, e guarnições não foram, assim iniciou-se um pequeno acumulo de ar na cúpula. No momento exato em que o médico analisava o histórico do processo de ativação que constava falhas de ligamento nestes três outros elementos, ocorreu então um outro acidente. O fusível do gerador não suportou por muito tempo e foi danificado devido a incidência do blecaute, portanto apagou-se as luzes. Um dos enfermeiros assustado notara pequenas eletricidades em movimentos na incubadora em meio a toda aquela escuridão, mas preferiu não comentar nada, pensou que fosse cabos eletrizados, outro tentava se apoiar em algum objeto, e mais tarde avisava aos demais a ausência de choro. Após alguns segundos rápidos, voltaram-se as luzes dando visibilidade ao botão de abertura da cúpula em casos de emergência, antes de tocá-lo muitos acreditaram ser o fim, mas com a abertura da capa se desfez a nuvem pela saída dos gases. Pegaram-na devagar para conferir seu batimento cardíaco, e por causa do choque elétrico, a criança teve apenas um distúrbio adormecendo-se. O médico cancelou a operação, porém as partículas desconhecidas já havia ocupado todo o antebraço, desde as mãos onde fora aplicado a sondagem, até o cotovelo. Uma nova operação foi reiniciada, porém estas partículas agora eram atraídas gradativamente para a região óssea, dificultando ainda mais sua visibilidade, sendo cobertas pelo soro neutro.

Após a retirada de todos os enfermeiros que auxiliavam a operação, permaneceu-se só o médico responsável. Inquieto tentava diagnosticar a origem dos vestígios que agora eram absorvidos para a região óssea. Depois da coleta do sangue não foi descoberto senão o aumento da hemoglobina devido a dilatação do endotélio. Dias mais tarde o médico teve a resposta para sua indagação, um só composto químico seria responsável por este fenômeno, o oxido nítrico, pois é o causador da dilatação do endotélio que aumenta o fluxo sanguíneo. Então era necessário saber a composição química do oxido nítrico. Descobriu-se que as altas temperaturas ambientais, o nitrogênio molecular e o oxigênio poderiam combinar-se para formar o óxido nítrico. Porém a maior produção natural é produzida pelo relâmpago. Assim deduziu-se que pelo relâmpago que atingiu alguns dos equipamentos, inclusive a incubadora, originou-se o oxido nítrico no soro injetado na criança. A pergunta sobre como este composto poderia ter interagido com o soro liquido era constante, todavia o médico manteve-se em sigilo, exceto encomendou um físico para dizer algumas evidências.

Com a visita do físico as coisas se esclareceram mais, soube-se então que não era seguro o método utilizado para a sondagem do soro, pois o líquido era mantido em um deposito metálico ao invés dos tradicionais plásticos descartáveis, embora fosse muito útil para economizar, neste caso foi o principal culpado pela difusão do óxido nítrico, pois o metal é um bom condutor de eletricidade. O físico disse sobre o fenômeno que produz o óxido nítrico, disse-lhe que enquanto os choques das partículas dentro da nuvem em uma chuva se intensificam, a quantidade de carga em sua superfície aumenta e, conseqüentemente, o campo elétrico criado por essas cargas também se eleva. Com o aumento da intensidade desse campo, as moléculas de ar entre as partes eletrizadas sofrem polarização e se orientam de acordo com o campo elétrico. O efeito de polarização se intensifica com o aumento da intensidade do campo, até o ponto em que elétrons são arrancados das moléculas do ar. Este, dessa forma ionizado, se transforma em um condutor gasoso. Este campo tem um certo limite, porém com o óxido nítrico ionizado, foi possível os raios elétricos atingirem a terra em longa distância, formando um caminho chamado de canal condutor. Genericamente, o valor de campo elétrico que provoca ionização em um meio é denominado rigidez dielétrica desse meio. A respeito da rigidez dielétrica no ar, disse-lhe o físico que ela varia com as condições da atmosfera. Isto é, quando o campo elétrico ultrapassa esse valor limite, diz-se que houve uma quebra da rigidez dielétrica do meio. Isso transforma um isolante em um condutor. Este fenômeno além de ser o responsável pela formação do canal condutor que conduziu o relâmpago até atingirem os equipamentos, foi também o responsável pela formação do óxido nítrico presente na atmosfera. Na verdade doutor, acrescentou o físico, os relâmpagos só são capazes de eletrizar objetos bons condutores, colocados no seu campo elétrico, como aconteceu com o metal da incubadora.

Ambos se despediram, mas ainda algo parecia incompleto para o médico. Depois de algumas comparações com o demonstrativo do físico, o médico conseguiu chegar a uma conclusão sensata, ou seja, a difusão do óxido nítrico ocorreu pela oxidação que é a perda de elétrons da substância do soro pela influencia do raio, igual a polarização das moléculas. Deste modo o gás conseguiu infiltração pelos vasos sanguíneos. A ligação iônica das moléculas ocasionou maior influência de prótons no organismo. Mas se não fosse a sua alta solubilidade, jamais poderia atuar nas células das veias sanguíneas e tampouco nas veias nervosas. Por ser um gás muito solúvel em lipídios, conseguiu absorção dos músculos e mais tarde se difundiu com os ossos, isto pode ser provado após o exame de raio-x feito pelo médico. Em comparação ao braço esquerdo, havia uma camada iônica difundida com os ossos, desde as mãos e em todo o ante-braço. A explicação do caso estava na reação orgânica, pois um organismo de uma criança pré-matura necessitará de cálcio na corrente sanguínea, devido o mal funcionamento da circulação, porém irá repor a falta retirando cálcio dos ossos, este fenômeno ocasionou a ligação entre o óxido e os ossos, pois a grande presença de magnésio nos ossos sintetizou-se com o óxido, formando então esta camada iônica. Um conector permitirá que íons passem diretamente do citoplasma de uma célula para o de outra. Neste caso ocorreu uma ligação elétrica, a passagem do impulso nervoso nessa região é feita por substâncias químicas neurotransmissores. Assim também por ser um gás neurotransmissor nas células nervosas, o óxido conseguiu absorção do nervo ótico afetando a retina.

A adoção
Com a retina afetada ocorreu-se uma polimerização do aminoácido tirosina por intermédio da ação tirosinase, a qual passa de aminoácido incolor a um pigmento castanho negro, chamado eumelanina. Esta reação química resultou-se na pigmentação de toda a esclera ocular, a córnea. Além disto a radiação ionizante causada pelo óxido, obrigou o licopeno, que tem por função de impedir a oxidação das substâncias químicas que ocorre nas reações metabólicas, de atuar na reparação das células, assim predominou-se a cor vermelho na íris do olho. Estas reações pode ser explicadas após a abertura dos olhos da criança que assustou a todos, para isto foi preciso a contratação de um biólogo para dar as devidas explicações, porém a notícia não se expandiu. Todos os médicos guardaram em sigilo o fato, a criança foi abandonada após três meses de parto. A mãe jamais foi encontrada novamente, muitos acreditavam que ela tentou suicídio, mas a razão mais aceitável foi a migração para o sul do país, onde habitavam os seus descendentes. A criança foi mantida em um internato de crianças órfãs após um ano de idade sob a custódia do hospital, e após três anos finalmente ela foi adotada, por Jane LeBeau (mãe adotiva). Posteriormente viverá com seu tio Luck LeBeau (pai adotivo).

Poderes e habilidades

Uma de suas marcas registradas é o arremesso de cartas de baralho em seus oponentes – sendo o ás de espadas sua carta favorita –, carregando cada carta e as transformando em armas mortais. Seus outros truques incluem ter carregado um maço de goma de mascar quando ele estava totalmente preso e energizando o chão de um quarto inteiro, fazendo com que ele explodisse com grande força. Ele também usa cravos e facas que ele carrega com seus poderes e os lança em seus oponentes.

As habilidades de Gambit incluem agilidade sobre-humana, equilíbrio, resistência, flexibilidade, precisão, reflexo/reação, e velocidade, possuindo todos os atributos físicos de um corpo humano naturalmente desenvolvido para constante movimento como um gerador vivo de energias bio-cinéticas. Isso também provoca interferência estática ao seu redor o tornando imune a intromissão de telepatas, e ao ponto máximo dos seus poderes, isso aumentou tornando-se uma aura bio-cinética ambiente constante ao redor do seu corpo que neutralizava todos os outros poderes mutantes com o contato físico direto com ele, permitindo com que ele tocasse em Vampira.

Gambit possui um engenhoso charme hipnotizante. Ele consegue fazer com que as pessoas acreditem que o que ele diz é verdade e que adiram a sua vontade usando a fala, apesar de algumas mentes terem se mostrado imunes a seu charme. Já foi dito que a pessoa não pode saber do charme para que ele funcione. Foi teorizado nos guidebooks da Marvel que Gambit é capaz disso carregando matéria cerebral do indivíduo em questão.

Gambit geralmente usa um traje com uma armadura altamente leve e articulada e sua arma escolhida é um cajado de metal telescóptico. Ele foi treinado em artes marciais, particularmente em boxe francês ou savate, que combinado com seu treinamento no Clã dos Ladrões e habilidades mutantes naturais, faz dele um combatante sobre-humano. Ele é um excelente combatente corpo a corpo, utilizando técnicas de luta de rua e acrobacia.

Na adolescência, Gambit era capaz de controlar todas as formas de energia cinética, permitindo com que ele carregasse qualquer material apenas olhando para ele usando apenas o pensamento, mas sua falta de controle fez com que ele pedisse ajuda ao Sr. Sinistro. Sinistro extirpou a parte de seu cérebro responsável por seus poderes mutantes. Mais tarde, ele retornou ao Sinistro enquanto no passado, e teve sua matéria cinzenta cirurgicamente reimplantada, restaurando suas habilidades ao seu potencial máximo (o que permitiu com que ele retornasse ao presente se transformando em energia viva) até que ele as perdeu lutando contra New Sun. De qualquer modo, no próximo "pulo" de sua mutação por Sábia, que restaurou seus poderes, deixa a possibilidade de que ele algum dia possa recuperar o máximo de seus poderes.

Enquanto Gambit estava cego, foi mostrado que ele possuía a habilidade de prever eventos futuros usando suas cartas de baralho através da leitura de tarô. Depois de Sábia tê-lo ajudado a restaurar sua visão, provavelmente por ter aberto estágios mais avançados de sua mutação então ele poderia se curar (estimulando sua própria atividade celular) assim como ele já fizera uma vez (quando seu tórax foi perfurado num jogo na Sala do Perigo), mas ele ainda não demonstrou essa habilidade novamente.

Como Cavaleiro da Morte, Gambit mostrou o poder de converter materiais inertes em substâncias tóxicas, como transformar ar em gases venenosos e também a habilidade de ingerir doenças e pragas, poderes semelhantes com os de Pestilência (Polaris). Ele não manifestou seus poderes de Morte/Gambit desde que resurgiu como membro dos Carrascos de Sinistro.

Gambit é fluente em vários idiomas, principalmente inglês e francês, os quais ele usa com mais freqüência.

Cronologia do personagem

Essa é uma linha do tempo básica com a maior parte dos eventos acontecidos na vida de Remy LeBeau. Não está tudo aqui, mas há o suficiente para se ter uma idéia geral. Há também algumas coisas que talvez estejam ligeiramente fora da ordem, pelo fato de a Marvel nunca ter fornecido dados exatos de quando aconteceram, ou em qual fase se passaram.

* Abandonado em um hospital ao nascer, provavelmente por causa de seus olhos que faziam dele um mutante.
* Seqüestrado do hospital quando era recém nascido pelo Clã dos Ladrões por ordem de Antiquary.
* Pego de Antiquary por Jean-Luc Lebeau e colocado sob os cuidados de uma multidão de Fagan, um grupo de crianças de rua transformadas em ladrões para se tornarem membros do clã.
* Correu de Vampiros no cemitério Metairie.
* Conheceu Belladonna quando ele tinha oito anos, "salvando-a" de uma armadilha. Insinuando-se para aparecer.
* Remy é pego por Jean-Luc quando tentava roubar sua carteira. Passando-se por outro desde que quiseram Remy para o clã. Jean-Luc adota-o como parte de sua família.
* Bateu um avião roubado.
* Conheceu Witness em um cemitério e começou a visitá-lo em uma base normal.
* Derrotou os Saints (um time de futebol de New Orleans) num campo de treinamento com Etienne e Emil. Foram ligeiramente injustiçados nesse processo.
* Seus poderes começam a se manifestar.
* Encontrou The Pig durante uma cerimônia dos ladrões que deu errado. seu primo, Etienne Marceaux, foi morto tentando escapar dos braços de Pig. Ele também encontrou Candra numa tentativa falha.
* Preso em uma pequena cidade da Louisiana, representando 'um motim' e soltando a si mesmo e a outros dois bêbados.
* Começou a 'ficar' com Genevieve Darceheaux como um trapaceiro para pegar uma jóia para o clã . Ela terminou sendo morta por Dente de Sabre, que foi contratado para recuperar a jóia.
* Casou-se com Belladonna em uma cerimônia arranjada para unificar os clãs.
* Matou seu cunhado em legítima defesa durante um duelo e foi banido de New Orleans pelos clãs.
* Tornou-se um caçador/mercenário e trabalhou com Spat e Grovel. Em algum lugar ao longo do caminho Spat foi acertada por uma força que foi derrotada por Remy e a idade dela foi revertida, tornando-a uma criança lentamente.
* "Trabalhou" com Claire de Luc e Grey Crow em uma lanchonete.
* Passou um tempo em uma prisão na América do Sul.
* Seus poderes perderam o controle, ajudado por Sr. Sinistro em troca reuniu um grupo de pessoas que se tornariam os Carrascos. Ele os guiou para os túneis onde os Morlocks moravam e fizeram no local um Massacre de Mutantes. Remy tentou parar as mortes e foi brutalmente ferido por Dentes-de-Sabre, mas conseguiu escapar com uma criança chamada Sarah (Medula).
* Salvou Tempestade (na época em que ela era uma criança de 13 anos) da Babá. Eles correram por New Orleans como 'Robin Hood' gostavam de roubar até a Babá atacar de novo e Tempestade recuperar sua memória.
* Remy juntou-se aos X-Men depois de seguir Tempestade até a casa.
* Envolve-se romanticamente com Vampira (Rogue).
* Foi junto com Wolverine em uma viagem para o Japão que resultou na morte de Mariko.
* Enfrentou a Ninhada pela primeira vez, resultando na suposta morte de sua esposa.
* Seu irmão foi morto no balcão da Mansão por assassinos.
* Achou que sua esposa poderia sobreviver. Roubou um elixir da vida e salvou-a, depois que suas memórias foram limpas/retiradas por Vampira.
* Beijado por Vampira durante a "onda" que os tocou antes da Era do Apocalipse. Colocando-o em coma com parte de seus poderes drenados.
* De volta a realidade normal, pouco tempo depois,é capturado na Antártica e tem seus poderes mutantes anulados, o que permite ter sua primeira noite de amor com Vampira que também estava sem poderes.
* Colocado à "prova" sua participação no Massacre Mutante por Erik o Vermelho e deixado para trás na Antártica para congelar até a morte por Vampira.
* Achou uma estranha energia, "Green Mist Lady", toque o ajudou a sobreviver a fria temperatura, depois tomando um lugar no seu corpo. Ela revelou ser Mary Purcell.
* Salvo de congelar até a morte por New Son, e por ele alterado para uma outra versão de si mesmo, e forçado a trabalhar para ele. Salvar Jacob Gavin foi sua primeira missão e recuperando informações de Alta Evolução.
* Salvou Sekmeht Conoway durante a tomada de um templo, moradia de artefatos alienígenas.
* Mary "Green Mist Lady" Purcell é 'removida' do corpo de Remy e supostamente morta.
* Enviado de volta no tempo a seu clã para parar Candra. Dá a Sinistro seus poderes para definir a mudança. Tem seus poderes restaurados a força máxima para voltar. Fez muitos investimentos no passado que o tornaram muito rico no presente.
* Seu pai, Jean-Luc, entregou o poder do clã dos ladrões a ele.
* Por causa dessa especialidade liderou uma parte dos X-men.
* New Sun colocou um preço na cabeça de Remy, fazendo cada assassino e caçador de recompensa no Universo Marvel vir atrás dele…até os mais idiotas. Isso resultou na unificação dos clãs.
* Derrotou o New Sun…pela primeira vez…com ajuda do Anjo.
* Descobriu que seu pai estava escondendo informações de seus pais verdadeiros. Razão ainda desconhecida.
* Oficialmente eleito líder dos Clãs Unificados. 8 votos contra 6. Belladonna é a segunda no comando.
* Derrotou New Sun de uma vez por todas, queimando no processo seus poderes de volta ao nível Alpha.
* Colocado na lista de procurados pela morte de Miles Warback. Depois descobriu uma organização.
* Juntou-se aos X-Treme X-Men (outro time de X-Men).
* Tornou-se uma fonte de poderes ao abrir um portal alienígena. o processo foi parado por Vargas que enfiou uma espada em seu peito. Ele sobreviveu com a ajuda de Vampira (que se colocou a frente dele e também quase morreu) e Fera, mas perdeu suas habilidades mutantes devido a um raio que passou por ele.
* Recuperou sua habilidade mutante depois que Sábia "ressaltou" seus poderes novamente.
* Perdeu sua visão quando uma bala perdida acertou uma de suas cartas energizadas, mandando um pedaço delas em seu rosto.
* Recuperou sua visão quando um dos alunos de Xavier, que possuía a cura, curou parcialmente seus olhos e Sábia de novo "ressaltou" seus poderes.

Romances

Remy é considerado um grande conquistador.É bonito, atlético e ainda mais possui um dom que é o de deixar as pessoas envolvidas com o seu "charme". Em várias passagens nos quadrinhos, dá-se a entender que Gambit teve muitas mulheres em sua vida, porém as mais importantes foram Belladonna, sua ex-esposa, Genevieve, morta brutalmente por Dentes de Sabre e Vampira, claro, o grande amor de sua vida com quem possui um relacionamento turbulento.


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.