quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dentes-de-Sabre


Dentes-de-Sabre (em inglês: Sabretooth), alter-ego de Victor Creed, é um personagem de história em quadrinhos do Universo Marvel, publicado pela editora Marvel Comics, aparecendo com mais frequência no universo dos X-Men. Arqui-inimigo de Wolverine, Dentes-de-Sabre foi criado por Chris Claremont e John Byrne. Sua primeira aparição foi em Iron Fist(Punho de Ferro) número 14, de 1977.

Durante muitos anos, Dentes-de-Sabre foi um dos arqui-inimigos da dupla de heróis Luke Cage e Punho de Ferro, sendo depois transferido por pouco tempo para as aventuras do Homem-Aranha e, finalmente, sendo fixado como inimigo de Wolverine. Alguns argumentistas deram a entender que Victor fosse pai de Wolverine, hipótese expressamente descartada por um exame feito pela SHIELD.

Histórico

Infância

Victor nasceu um mutante. É sugerido em X-Men Origins - Wolverine que ele é irmão de James Howlett (Wolverine) e ambos seriam filhos do caseiro Logan da mansão dos Howlett com a esposa de John Howlett, porém tendo James sido criado na mansão e seu irmão com o pai, numa pobre casinha colina abaixo. A história deixa a dúvida sobre este parentesco, pois o nome do suposto irmão de Wolverine é Cão (não é mencionado nada sobre o nome Dentes-De-Sabre), e no final da história ele aparece com uma cicatriz no rosto feita quando ele era bem mais jovem, que já deveria ter cicatrizado com o fator de cura. O personagem com o nome Cão tem características que sugerem sua evolução em Dentes-De-Sabre, mas nada mais é claro e ele nunca mais apareceu nas histórias Marvel.

X-Men e X-Factor

Grande adversário dos X-Men, ele participou do grupo Carrascos de Mutantes, criados pelo Sr. Sinistro. Inimigos letais dos X-Men, promoveram o Massacre de Mutantes, onde a população Morlock quase foi extinta.

Um incorrigível psicopata homicida, Dentes-de-Sabre quase foi morto por Wolverine, na fase em que este havia perdido o Adamantium e estava cada vez mais selvagem. Logan cravou suas garras no cérebro de Creed (imediatamente antes dos eventos que deram origem à Era do Apocalipse). Como resultado, Creed ficou várias semanas em coma e, ao se recuperar, aparentemente havia perdido a memória, ficando retardado mentalmente. Acolhido pelos X-Men, ele começou um tratamento com o Professor X, que tencionava curar sua sociopatia.

O treinamento porém, foi completamente ineficaz e Dentes-de-Sabre conseguiu fugir da Mansão X, ferindo gravemente Psylocke e Tabitha Smith no processo. Após ser capturado, ele teve algemas de contenção instaladas em seu corpo e foi obrigado pelo governo a trabalhar na segunda formação do X-Factor. Claramente repudiado pela equipe, Victor atenuou muitos dos problemas de relacionamento e confiança presentes no grupo. Posteriormente foi revelado que o verdadeiro objetivo de Dentes-de-Sabre na equipe era eliminar todos seus integrantes, caso eles não atendessem mais às ordens do governo.

Quando se livrou das algemas de contenção, Creed escapou da influência do governo e da perseguição perpetrada pelos próprios membros do X-Factor, voltando a atuar como assassino. Após o X-Factor, ele já participou de várias equipes de vilões (como uma formação da Irmandade de Mutantes) e foi operativo do novo programa Arma X.

Atualmente Dentes-de-Sabre foi morto por Wolverine, usando a lâmina muramasa(espada que anula o fator de cura). Veja a foto abaixo:

Outras realidades

Era do Apocalipse e Exilados

Na Era do Apocalipse, Dentes de Sabre era parte da formação de X-Men liderados por Magneto. Ele é pai adotivo de Blink e sempre estava junto de Selvagem.

Ele lutava sempre contra a tirania de Apocalipse e era um dos heróis que mais ajudava quem necessitava. Ele tinha uma birra com o Morfo de sua equipe.

Quando sua era acabou, Victor foi sugado por um portal e foi convocado pelo corretor do Tempo para poder se juntar à equipe da Arma X. Ele, junto com o Aranha, Hulk, Deadpool e outros ajudavam a controlar a realidade. Eles encontraram, em uma de suas aventuras os Exilados e Victor reencontrou sua "filhota". Blink. Tempos depois, ele foi forçado por Hipérion, a se juntar aos Exilados. A partir daí ele vem ajudando Blink em suas decisões e sempre quer partir Morfo ao meio.

Ultimate Marvel

Em Ultimate X-Men, Dentes de Sabre é um prisioneiro da Arma X e logo que saiu, mostrou que não era de confiança. Ele, aparentemente, possui quatro guarras em cada mão iguais as de Logan, além de suas próprias garras.

Dinastia M

Em Dinastia M, Dentes de Sabre é um assassino a mando de Magneto. Ele foi atrás do rei T'Challa para matá-lo, mas ele foi morto decapitado pelo rei, pois ele já esperava isto de Magneto.
Poderes e Habilidades

Dentes-de-Sabre possui os mesmos poderes que Wolverine: agilidade sobre-humana, capacidade de regeneração (pode curar ferimentos letais em questão de minutos, habilidade um pouco inferior a de wolverine) e sentidos aguçados (visão, olfato e audição). Tem, também, força grandemente ampliada em relação a humanos comuns, derivada tanto de sua mutação quanto de acréscimos promovidos pelo projeto Arma X, recentemente. O vilão marca todos os anos, no aniversário de Wolverine, uma morte, tendo quase conseguido matar a mais recente esposa de Wolverine (Víbora) na história Wolverine: Deadly Fight. Sua mutação também lhe proporcionou garras afiadas como de um felino, e dentes também afiados, daí, seu nome dentes de sabre.

Evolução do personagem

Na realidade, Dentes-de-Sabre no início não era um mutante, mas apenas um hábil criminoso. Prova disto é que em suas aparições antes de se revelar inimigo de Wolverine, ele possuía garras retiráveis e nenhum fator de cura, o que foi também comprovado em uma de suas lutas contra o Homem-Aranha, quando o herói cobriu o rosto do vilão com teias e este as arrancou do rosto junto com a própria pele e desmaiando logo após, sem qualquer regeneração acelerada. Mas deixar o passado dele oculto até virar um dos principais inimigos dos X-Men favoreceu à companhia Marvel Comics, que pôde inventar sem problemas detalhes de sua vida passada, que conta que ele e Wolverine eram arquiinimigos desde muitos anos atrás. Há fontes que dizem que a fama de Wolverine estava em grande ascensão e este necessitava de um arqui-rival.


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.