quinta-feira, 24 de junho de 2010

Cable


Cable é um personagem de quadrinhos da Marvel Comics. Ele é um mutante com poder telecinético. Além dessa capacidade superhumana, possui o braço esquerdo dominado por um vírus artificial implantado por Apocalipse (o que poderia o caracterizar como um ciborgue).

Cable liderou a primeira equipe a usar o nome de X-Force.

História


Origem

O líder de campo dos X-Men, Ciclope, teve um filho com Madelyne Pryor, uma clone de Jean Grey que surgiu após a saga conhecida como a Morte da Fênix. Esse filho, Nathan Christopher Charles Summers é que tornou-se o Cable. Durante a época na qual Ciclope fazia parte do X-Factor, o vilão Apocalipse infectou seu filho com um vírus artificial cibernético, o Vírus Tecnorgânico (Tecno-Vírus). Não havia nenhuma forma de cura óbvia e o garoto parecia fadado a morrer. No entanto, pouco após a contaminação, surgiu uma mulher que alegava se chamar Askani e dizia ter vindo do futuro com o propósito específico de levar Nathan, a fim de salvá-lo. Askani (Que era membro de um culto do futuro liderado por Rachel Summers) cuidou de Cable. No entanto como Cable era vital para a realização de uma profecia e Askani não podia arriscar perdê-lo para o tecno-vírus, ela clonou a criança. O clone de Cable veio a se tornar seu principal antagonista, o mutante Conflyto.

O Futuro

Durante a infância de Cable as mentes de Scott Summers e Jean Grey foram transportados para o futuro e em corpos que se assemelhavam aos originais para que criassem e cuidassem de Nathan. Desde cedo o jovem mutante teve de aprender a usar seus imensos poderes telepáticos e telecinéticos para retardar o avanço do tecno-vírus em seu corpo. Sempre que Cable força seus poderes o vírus avança ainda mais. Não fosse pelo tecno-vírus o poder de Cable seria grande o bastante para coloca-lo entre os mutantes mais poderosos da história. Como Jean lhe disse uma vez enquanto ainda era criança "Você Nathan […] será capaz de captar o sussurro de uma mente do outro lado do planeta ou apagar uma estrela distante com um simples pensamento…" na minissérie publicada no Brasil pela Abril Jovem com o título As Aventuras de Ciclope e Fenix.

Passando a maior parte da sua vida lutando contra Apocalipse em seu futuro, Nathan chega a maturidade como um experiente soldado. Após tomar posse de Prona, a nave sapiente de Apocalipse, assumindo então o nome de Cable, ele se torna um viajante do tempo, atuando por meio de táticas de guerrilha em diversas épocas em prol da convivência pacífica entre humanos e mutantes e tentando impedir que Apocalipse chegue ao poder e seu futuro aconteça. Nesse período, ele foi orientado por Blaquesmith.

O Presente

Após viajar por diferentes épocas, Cable acaba se fixando no "presente", onde se desenrola a maior parte das aventuras do Universo Marvel. Apesar de partidário do sonho de "convivência pacífica entre humanos e mutantes" do Professor Xavier, Cable muitas vezes se desentende com seus discípulos, pois atua de uma maneira mais agressiva, própria à sua formação em um mundo em guerra. Logo, ao invés de se juntar a alguma das , ele resolve montar sua própria equipe (apesar de continuar atuando sozinho em muitas missões).

Embora em sua época de guerrilheiro inter-temporal ele tenha formado a Matilha, é quando a guarda dos Novos Mutantes passa a sua responsabilidade que Cable consegue montar uma verdadeira equipe, que atendesse à sua expectativa de serem uma força que impedisse a ascensão de Apocalipse ao poder. Sob sua guarda, os Novos Mutantes se tansformaram na X-Force.

Junto com sua equipe, Cable enfrenta inúmeros inimigos, dentre os quais dois merecem destaque. O primeiro é Gênese, que na realidade é o próprio filho de Cable, que acaba sendo morto por Wolverine. E o segundo é o próprio Apocalipse, que é derrotado com a ajuda de todos os principais mutantes.

Quando considera a equipe preparada, Cable deixa de representar o papel de tutor, se afastando do grupo. Nesta fase, ele se muda para a Cozinha do Inferno, bairro pobre de Nova York, pretendo partilhar mais de uma vida normal com os humanos, de maneira a se preparar (e até mesmo lembrar os motivos de sua luta) contra Apocalipse. Nessa fase, ele conhece Irene Merryweather (que se torna sua biógrafa) e se relaciona com Stacey Kramer, uma garçonete do bairro, irmã de Kenny, uma criança com Síndrome de Down.

É nesta fase que têm-se uma melhor perspectiva do herói como o Askani'Son, o Escolhido que iria derrotar Apocalipse, através do aparecimento de sua Psimitarra (uma arma que canaliza energia psíquica, enviada pelos Askani do futuro) e da revelação do culto dos Crentes, humanos espalhados em toda a Terra que viviam Cable como um messias (tendo entre adeptos desde Ch'vayre - um askani enviado do futuro, até o ex-vilão da Segunda Guerra Grande Mestre. Além disso, a presença constante de Blaquesmith, que reassume o papel de seu tutor (após ficar desaparecido depois da tentativa de assassinato perpetrada pelo Massacre), estava constantemente a lembrá-lo de sua "missão".

Morte

Em meio à batalha com o vilão Bastião, ele literalmente explode após deixar o vírus tecnorgânico consumir seu corpo e tentar controlar um portal de viagem no tempo. Tem até direito a funeral.

Cable & Deadpool

O "Salvador"

Quando foram infectados por um vírus, Cable e Deadpool se juntam quando se teletransportam. Algum tempo depois Cable alcançou seu poder máximo se tornando um dos mais poderosos mutantes existentes. Cable então decidiu fazer uma ilha flutuante e deu a ela o nome de Providência. A SHIELD ficou de olho para ver se Cable não aprontava nada. Quando ficou fora de questão, a SHIELD mandou a nova Matilha para cuidar de Cable. Os X-Men, junto com Deadpool, também foram tentar impedir Nate. Logo após, Cable foi atacado pelo Surfista Prateado. Seu braço foi arrancado e ele foi lobotomizado. A Matilha e Deadpool tentaram salvá-lo implantando um novo tecno-vírus. E isso o salvou.

Um novo Cable

Após sua "cura", Cable se juntou a sua antiga equipe X-Force para ir atrás de um vilão chamado Skornn. Cable desapareceu. Sido mandado por Caixa Preta, Deadpool foi atrás de Cable, junto com Syrin e Míssil. Eles pularam de realidadde em realidadde até parar na Dinastia M e encontrar um Cable bebê. Eles o trouxeram de volta e tentaram trazê-lo de volta ao normal.

X-Men

Com os eventos da Dizimação, Cable teve que se unir aos X-Men.

Cable foi designado à equipe de Vampira, que consisite em: Mística, Homem de gelo, Míssil, Lady Mental, Dentes de Sabre, Senhor Sinistro e Karima Shappandar, a Sentinela ômega.

Os X-Men vão até Providência buscar cuidados médicos para a líder de esquadrão Vampira, infectada com vírus potencialmente fatal. Mas chegam no momento em que uma arma-viva Shiar chamada Hecatombe ataca o local, devorando a alma de milhares de habitantes. Providência foi evacuada e os X-Men enfrentaram a ameaça. Cable concorda em ser hospedeiro de Urizen, um Mummudrai, para poder derrotar Hecatombe o que restaurou seus poderes mutantes durante a hospedagem. Hecatombe é derrotada mas Providencia foi toda destruída. Seus ultimos habitantes são evacuados da ilha, incluido Irene Merryweather e seu amor, Dominó, que Cable não permitiu ficar para ajudar como se já esperasse o pior. Com o Urizen morto, Cable perde seus poderes novamente. Ele permanece na sua ilha destruída para tentar evitar que as informações contidas na ilha caiam em mãos erradas, sua idéia era criptografar as informações mas é atacado por Gambit e Solaris, novos integrantes dos Carrascos. Ferido, vai até o núcleo da ilha, mas os dois o seguem. Cable diz a palavra-chave para destruição do núcleo da ilha, “réquiem”. Pois já que não teria tempo para criptografar a informação, preferiu explodir o local sendo destruído junto com suas valiosas informações.

Desaparecimento

Cable se encontra desaparecido desde então e os Carrascos acreditam tê-lo matado. E semanas se passaram, e em homenagem à sua bravura, foi construido uma estátua de Cable no Rumequistão. Dominó e Irene não sabem mais o que fazer agora com a suposta morte do homem que elas amam.

Complexo de Messias

Nasce a primeira mutante após o Dia M e muita gente tinha o interesse nela. Cable que, como era de se esperar, estava vivo, enfrenta os Carrascos matando Arrasa-Quarteirão e Prisma para evitar que a bebê caísse em mãos erradas. Cable não confiou nos X-Men e saiu sozinho em uma jornada para defender a bebê de todos que tentassem arrancá-la dele. Os X-Men tomam conhecimento de que a criança está com Cable e ninguém sabe em que ele está pensando ao fugir com ela e presumem o pior, principalmente depois de suspeitarem que Cable causou o ataque dos Sentinelas da Uni à Mansão X. Ciclope decide reunir uma nova X-Force (!), com os melhores rastreadores da mansão. O alvo era achar Cable, a ordem é trazer a criança, de qualquer forma. Cable e a criança são atacados por Lady Letal e seus carniceiros. A X-Force o intercepta durante a batalha e, enquanto a equipe enfrenta os Carniceiros, Cable foge com o bebê sem dar satisfações a nova equipe de mutantes.

Layla e Madrox descobrem que, quem estava sabotando os X-Men para matar a criança mutante era Bishop e não Cable. Bishop tentava evitar que seu terrível futuro se tornasse realidade. E as equipes X tentam impedir Bishop por nunca serem capaz de aprovar a morte de uma criança, ainda mais tão importante quanto essa, culminado em uma grande batalha onde as equipes enfrentaram Carrascos, Acólitos, Predador X e Bishop na ilha Muir. Cable escapou com a “Bebê Messias” para dentro do fluxo temporal se livrando de todos que queriam tirar a vida da criança. Viajando para o futuro com a criança, Cable repetiu o mesmo que Askani fez com ele quando pequeno.

Cable se atira no fluxo cronológico a fim de salvar a menina, mas Lucas Bishop o segue e tenta matar ela, traindo os x-men. Os três vão parar no futuro, onde eles travam bravas lutas para ter a posse da menina.

Cable e Esperança

Cable se casa com uma linda jovem chamada Esperança, que adota a menininha como sua filha.Porém, antes disso, Nathan teve de fugir de várias lutas e perigos para que a bebê se salve ; Até o Lucas ser capturado pela x-force para que os x-men possam sondá-lo mentalmente para descobrir o que aconteceu com Nate.No futuro, Cable se vê mais velho e a menina já havia crescido. Mais tarde, humanoídes ( humanos com aparência de insetos fundidos num só) e a Esperança é capturada para se unir a eles. Nathan e a Messias vão resgatá-la, enquanto um vírus que não é letal atinge os x-men e bishop foge.O veneno era incapaz de sobreviver ao ar livre por mais de 5 minutos e os x-men se recuperam. Lucas diz que encontrou uma caixa, onde diz o motivo de ele caçar a menina. Emma Frost se transforma em diamante e escapa do vírus.No final, wolverine acaba matando Bispo em seu presente com arranhões. Logan cortou o rosto de bispo e o feriu em demais partes do corpo. Bispo cai duro no chão.No futuro, os humanóides matam Esperança e Cable batiza a menina com o nome da mãe adotiva. Cable e Esperança saem vagando pelo futuro como quando ela era um bebê.

No passado, Ciclope não tem conseguido dormir à noite preocupado com Cable. Para acabar com isso, Scott, foi até os escombros da mansão x e enterrou uma caixinha com um bilhete pêra Nathan no meio, dizendo que os x-men estavam bem. A x-force, junto de Hepzibah, vai até a Ilha Muir, a comando de Ciclope para conversarem com Forge, sobre o braço mecânico que Bispo havia roubado de seu laboratório. Hepzibah, x23, lupina e apache percorrem sobre a Ilha atrás dos recentes aparecimentos de sua volta, achando sua trilha.Fera vem estudando sobre Bispo, Cable e a possibilidade de suas voltas com a Messias viva. Ciclope diz que Emma não pode saber do ocorrido. Ciclope usa uma camiseta de Cristal. Forge vem tentando estudar sobre os componentes temporais mesmo doente. Ele chega a confrontar com Bispo em sua volta ao presente, ficando seriamente ferido em sua mão.Os x-men mandam a nova força x, com seus uniformes negros, para caçar bispo e em fim, arrancar de si a verdade com a ajuda da telepatia da Rainha Branca.A rainha branca não consegue identificar o que são desejos da morte de Natan e a realidade. Ela diz para Ciclope, que se forçar mais um pouco, pode ser fatal para Bispo e as respostas somem no ar.

Poderes e Habilidades

Cable possui alta telecinese e telepatia. Ele usa um dispositivo que o ajuda a se teletransportar, embora quando isso aconteça se una a Deadpool.Cable também possui um Braço de aço orgânico muito útil numa troca de tiros, que pode funcionar como um escudo. Também é um exímio lutador e perito em armas, ou seja, Cable é um soldado que possui aptidão de armas. Embora quando viaja para o futuro, conhece novas armas e sabe usá-las mesmo sem ter experiência ou conhecimento sufintes para lutar.


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.