sexta-feira, 25 de junho de 2010

Harry Osborn


Harry Osborn é um personagem das histórias em quadrinhos do Universo Marvel, publicadas pela Marvel Comics. É um personagem dúbio, variando entre ser o melhor amigo de Peter Parker (o Homem-Aranha) e um de seus maiores inimigos, o Duende Verde (dando sequência a carreira de seu falecido pai, Norman Osborn, o Duende Verde original).

Criado por Stan Lee e Steve Ditko, apareceu primeiramente em The Amazing Spider-Man #31, (dezembro de 1965), quando Peter Parker ingressou na Universidade. Harry chegou a ser o companheiro de quarto de Peter, quando este deixou a casa da Tia May. Ele sempre teve uma relação tensa com seu pai (que sofria de psicoses causadas pelas fórmulas químicas que o transformaram em super-vilão) e chegou a sofrer com dependência de drogas, assunto que causou polêmica entre os leitores e censores americanos. Após descobrir que o seu pai era o Duende Verde, Harry assistiu a batalha mortal dele contra o Homem-Aranha, o que lhe desestabilizou por completo, fazendo-o jurar vingança quando seu pai foi morto (acidentalmente)pelo herói. Assim como seu pai, Harry descobriu a identidade secreta de Peter e, cada vez mais psicótico, transformou-se no segundo Duende Verde. Harry tentou controlar sua insanidade e teve alguns períodos de equilíbrio, chegando a se casar e fazer terapia. Mas houve novas recaídas e, num último ataque ensandecido no qual preparou a explosão de uma casa, acabou morrendo vítima do envenenamento dos produtos químicos de seu pai, que injetara em si.

Histórico

Origens

Harry nasceu em New York, filho de Norman e Emily Osborn. Sua mãe morreu quando lhe deu à luz, como consequência do enfraquecimento por uma doença que contraíra vários anos antes. Norman transformou-se em um pai frio e distante, sofrendo de ataques de fúria contra o filho, por vezes açoitando-o com um chicote. Harry não entendia o coportamento de seu pai e tentou a todo custo ganhar sua aprovação, o que se tornou impossível quando ele se transformou secretamente no vilão psicótico Duende Verde.

Neste período, Harry entrou para a Universidade e era um dos estudantes mais ricos da escola, o que o fazia muito popular, apesar de seu jeito retraído. Formou uma turma com outros "riquinhos", dentre eles a encantadora Gwen Stacy, a quem Harry conhecia desde a escola primária. Mas Gwen logo se intrigou com o novo e misterioso estudante, Peter Parker, por quem acabou se apaixonando por ele. Harry se ressentiu com isso, mas logo a timidez de ambos acaba por fazê-los se aproximar, o que os transforma em bons amigos, chegando mesmo a dividir um luxuoso apartamento.

Porém, em uma das inúmeras batalhas do Homem-Aranha contra o Duende Verde original, ambos descobriram a identidade um do outro. Peter ficou horrorizado quando viu que o pai de seu amigo era seu pior inimigo. Estes eram tempos difíceis para Harry, que experimentou drogas gradualmente mais pesadas, que afetaram sua estabilidade mental e relacionamento com os amigos. Certa vez, o Homem-Aranha chegou a conseguir trazer Norman de volta à sua personalidade normal quando chocou-o mostraando Harry desfalecido por ingestão de cocaína.

O estilo de vida auto-destrutivo de Harry acabou por fazer seu namoro com Mary Jane terminar, o que fez com que ele entrasse num espiral contínuo de auto-destruição. A gota d'água para sua sanidade foi presenciar o confronto entre seu pai (como Duende Verde) e o Homem Aranha, na ocasião em que esse sequestrou Gwen Stacy, causando sua morte. Na batalha que se segue, o Duende Verde acaba sendo morto. Harry presencia toda a cena, e quando descobre a identidade do herói aracnídeo, jura vingar a morte de seu pai.

O Segundo Duende Verde

Voltando à mansão de seu pai, Harry acaba por descobrir as salas secretas, contendo todo o equipamento utilizado pelo Duende Verde, bem como a poção que seu pai ingeria para adquirir habilidades sobre-humanas. Aperfeiçoando o equipamento e a poção, Harry assume a identidade de Duende Verde, iniciando sua carreira como vilão ao tentar vingar-se do Homem Aranha.

Ao confrontar seu novo inimigo, Peter logo descobre sua real identidade e, compadecendo-se de seu antigo amigo, o entrega aos cuidados do Dr. Bart Hamilton, que consegue isolar a personalidade doentia de Harry, aparentemente curando-o e apagando de sua memória o período em que foi um vilão.

Durante vários meses Harry levou uma vida normal, desenvolvendo um romance com Liz Allan e mantendo estreitas relações com Peter Parker e Mary Jane, bem como com Ned Leeds e Betty Brant. Logo eles se casaram e tiveram um filho, a quem batizaram de Norman, em homenagem ao seu falecido avô paterno. Porém, sua fase de tranquilidade durou pouco pois, quando acidentalmente ele encontra parte do antigo arsenal de seu pai, ele começa a ter "flashes" de quando se passou por Duende Verde, o que, lentamente, voltou a consumir sua sanidade.

Morte

A sanidade de Harry perdeu-se novamente durante a Saga Inferno, onde seu subconsciente maligno foi reavivado, e ele voltou a sentir todo o antigo ódio pelo Homem Aranha. Novamente aprimorando a poção inventada por seu pai, ele voltou a atuar como Duende Verde. Graças à nova formulação, ele torna-se um oponente formidável, derrotando o herói em batalha.

Para consumar sua vitória, ele apreende Peter Parker na mansão de seu falecido pai e, promovendo uma festa à qual convida todos os antigos "amigos" do seu pai (que o haviam renegado em sua má fase), ele implanta várias bombas na casa, planejando se livrar de todos que prejudicaram sua família. Porém, quando Mary Jane e seu próprio filho chegam à casa, ele acaba por recobrar parte de sua sanidade, salvando-os da explosão. Em seguida, ele salva o próprio Peter Parker, momentos antes da explosão. Porém, o choque da explosão aliado ao efeito danoso da poção mais potente que ele havia desenvolvido faz com que o jovem tenha uma parada cardíaca, morrendo nos braços de Peter Parker enquanto pede perdão.

Atualmente

Harry Osborn volta a vida na saga um dia a mais, a justificativa de sua morte seria que o soro do duende, assim como reviveu varias
veses Noman, reviveu-o também
Atualmente ele entra para o grupo dos vingadores de Norman Osborn, onde ele oferece a Harry um cargo de super heróis o Filho da
Pátria, porem Norman possui outras intenções com o seu filho no cargo

Poderes e Habilidades

A maior parte de sua vida, Harry não possuiu super habilidades. Porém, quando ingeriu a "Poção do Duende" formulada por seu pai, sua força foi aumentada a níveis sobre-humanos. Sua resistência, agilidade e inteligência também foram aumentadas, sendo a totalidade dos efeitos da poção desconhecidos. Harry também contava com todo o arsenal do Duende Verde original (aprimorado), tais como o jato pessoal, as bombas de arremesso e os bumerangues.


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.