quinta-feira, 24 de junho de 2010

Wolverine

Wolverine (palavra em inglês para "carcaju", um tipo de mustelídeo das florestas do Canadá), é um personagem fictício, um herói de histórias em quadrinhos publicados pela Marvel Comics. A primeira aparição do personagem foi na revista de HQ Incredible Hulk #180 (outubro de 1974) e foi criado pelo escritor Len Wein e pelo diretor de arte John Romita, que desenvolveu o personagem, e foi primeiramente desenhado para publicação por Herb Trimpe.

Biografia

Infância

No século XVIII,James "Logan" Howlett era um garoto fraco e doente, filho do rico latifundiário John Howlett e sua esposa Elizabeth, a qual havia enlouquecido desde a morte de seu filho mais velho. Seus únicos amigos eram a bela criada irlandesa Rose e o Cão, filho do caseiro Thomas Logan. Até que Thomas foi despedido pelos comportamentos cada vez mais inaceitáveis de seu filho. Revoltados, pai e filho voltaram até a mansão dos Howllets e mataram John Howlett. Instintivament, o fraco James liberou suas garras, matando Thomas Logan e rasgando o rosto do Cão.

Assustado com as suas garras, o garoto é expulso de casa por sua mãe, que o considerou um monstro e se matou logo em seguida. James e Rose vão até o território de Yukon, onde ele consegue trabalho como minerador. Lá adotou o nome falso Logan. Passou anos lá, onde se embruteceu. Era um trabalhador tão dedicado e eficiente que logo passou a ser comparado com um carcajú (wolverine, em inglês). Algumas vezes, desaparecia por dias e ia viver com os lobos. Até que um dia Cão o encontra e o enfrenta. Durante a luta, Logan acidentalmente crava as garras em Rose, matando a garota, por quem tinha um forte desejo reprimido. Desiludido, Logan abandona sua vida e passa a viver como um animal nas florestas geladas do Canadá.

Em 1915, na Bélgica, enfrenta e derrota Lazaer (Anagrama de Azrael, o anjo da morte). A partir disso, toda vez que Logan sofre um ferimento fatal, sua alma se dirige até Lazaer e o enfrenta. O resultado da batalha define se ele continua vivo ou não.

Quando esteve no exército canadense, Silas Burr (futuramente conhecido como Cyber) era o inescrupuloso comandante de Logan. Suas sádicas torturas psicológicas chegaram ao ponto de assassinar sua namorada Janet e arrancar um olho de Logan. Este enloqueceu e largou o exército, correndo para a Floresta. Victor Creed (o Dentes de Sabre) o caçou e o trouxe de volta. Burr e Creed faziam isso cumprindo ordens superiores. O objetivo era estraçalhar ainda mais a alma sofrida de Logan com o objetivo de tornar Logan menos humano e mais animal. Com este tratamento e os sequentes assassinatos de suas namoradas eles queriam estimular o seu insinto assassino e sua fúria animal.

Em 1936 Wolverine trabalhou junto com Mística e Sina contra os Nazistas.

Logan conheceu Itsu, uma bela aldeã. O relacionamento entre os dois foi intenso e ela engravidou do mutante. Um dia, depois de falhar em seu teste de honra, Logan volta para casa e descobre Itsu morta com um tiro no coração e dois na barriga. O responsável pela atrocidade foi o supervilão Romulus – que, sem Logan saber, extraiu o bebê do corpo de Itsu e o criou para se tornar um assassino impiedoso, Daken.

Em algum momento da segunda Guerra Mundial, Logan esteve envolvido em um campo de detenção japonês onde matou todos que participaram das experiencias que lá faziam, das cobaias até os cientistas. Tudo para que não vazassem informações do experimento secreto. Wolverine se sente culpado por ter sido forçado a fazer isso.

Em uma missão para alguma organização não revelada, foi convocado para aprender com Taras Romanov tudo que ele tinha a ensinar sobre espionagem e depois matá-lo quando não tivesse mais utilidade. Paralelamente, ensinou Natasha Romanoff (a futura Viúva Negra) a lutar quando ainda era uma criança, sendo um pai para ela.

Conhece Madripoor, uma área de Cingapura dividida entre cidade baixa e cidade alta. Lá conheceu Seraph, e se apaixonou. Logan cometeu vários atos criminosos e assassinatos em Cingapura a pedido dela e, em momento algum, questionou seus pedidos. Lá conhece o Capitão América e juntos salvam a jovem Natasha Romanoff do Tentáculo, que pretendia torná-la sua assassina. Capitão América o convida para trabalhar em equipe, mas o arrogante Wolverine diz que não precisava de um parceiro.

Silas Burr foi o comandante de Wolverine também na segunda Guerra Mundial. Ao saber que o avião do Capitão América caiu na operação garoto Azul, Burr o manda até lá. Quem o transporta até lá é Nick Fury, e juntos ajudam a tripulação do avião com o ataque alemão. Wolverine relembra do convite que Steve Rogers (Capitão América) fez a ele, mas o Capitão já tinha preenchido a vaga, com Bucky Barnes.

Seraph, seguindo ordens da Hidra, manda Logan assassinar o Capitão América. Inicialmente, ele estava preparado para cumprir a missão, mas começa a ficar dividido por ver que não é a coisa certa a fazer. No entanto, sabendo que Seraph seria morta por não cumprir seu papel, Logan acaba entregando o Capitão para o Barão Zemo. Ao descobrir a traição de Logan, o Capitão o enfrenta e lhe dá uma grande lição, surrando Logan.

Retornou ao Canadá, onde morou em uma cabana com a bela índia Raposa Prateada. Logan acredita que, no dia de seu aniversário, ela foi assassinada por Dentes de Sabre (se foi ou não ainda não está muito claro), assim como Seraph, que também morrera pelas mão do mesmo homicida. Com a morte de Seraph, foram-se também todos os seus segredos.

Experimentos X / Arma X

Durante a 2ª guerra Mundial, trabalhou em parceria com Maverick e Dentes-de-Sabre na Equipe X, equipe especial da Otan. Onde enfrentou a arma-soviética Omega Vermelho.

Logo após concluir com louvor uma de suas missões, a Otan tentou matá-lo envenenando com carbonádio, seguido de fuzilamento. Estes fuzilamentos eram procedimento padrão dos Experimentos X (ou projeto Arma X) em Logan onde em seguida distorciam sua memória. O projeto consistia em transformar mutantes em armas de guerra. Para que as cobaias não lembrassem do passado e da experiência, recriavam-o através de implantes de memória, onde o Professor (Não o Xavier, um homem responsável pelos Experimentos X) costumava aparecer sobre a alcunha de André. Professor contratou Hines e Cornelius para serem seus braços direitos na experiência que pôs o adamantium em Logan.

Porém algo saiu de seu controle durante o experimento com a Arma X (nome dado a Logan por eles), que escapou e, com as garras embainhadas comecou a atacar a todos. A obstinação do Professor fez seguir em frente o que quase custou sua vida, porém perdeu apenas uma mão. Wolverine foge do laboratório sem memória chacinando todos da segurança que via pela frente.

Memórias Implantadas

Devido à extensos implantes de memória dado a Logan através do Experimento X, a grande maioria de suas lembranças são falsas.

Memórias implantadas (nem todas são confirmadas como implante):

* Foi abandonado pelo seu pai numa floresta canadense e criado por uma matilha de carcajus.
* Morou durante um período com uma tribo de índios pés-pretos. (talvez seja real)
* No dia de seu aniversário, sua namorada Raposa Prateada foi assassinada por Dentes-de-Sabre.
* Morou com a mutante Nativa. (talvez seja real.)
* Teve Ogun como sensei que lhe ensinou a arte do Ninjitsu. (talvez seja real.)
* Era integrante de uma equipe que Salvou Carol Danvers quando foi capturada pela KGB. (Provavelmente é real.)

Departamento H e Tropa Alfa

Conseguindo escapar do Programa, Logan viveu como um animal durante muito tempo nas florestas canadenses, sem memória e agindo apenas por instinto. Até que o casal Heather e James McDonald Hudson o encontrou enquanto esquiavam pelas redondezas. Logan que estava descontrolado avançou nos dois e Heather para defender o marido atirou nele. James foi procurar ajuda enquanto Heather ficou cuidando dele e fazendo se comportar como um humano novamente na cabana onde estavam. Wolverine, sem nenhuma memória do que tinha acontecido em sua vida inteira se assusta quando, acidentalmente desembainha suas garras.

James (futuramente conhecido como o herói Guardião ou Víndix) já sabia da presença de Logan e tinha tramado tudo sem o conhecimento de Heather. James o convidou para fazer parte do Departamento H e para ser o líder da Tropa Alfa, o super-grupo de heróis canadenses.

Em uma das missões do departamento H o baixinho Wolverine foi mandado pelo Major Chasen para enfrentar o Hulk e, ainda encarou Wendigo.

X-Men

Wolverine abandona o departamento H e a equipe canadense Tropa Alfa antes mesmo da primeira missão do grupo ao ser convocado por Xavier para ingressar na segunda formação dos X-men, onde sua primeira missão era resgatar a equipe original da ilha mutante Krakoa.

Assim que entrou, se sentiu atraído pela jóvem Jean Grey, que saiu da equipe em seguida.

Quando os X-Men estavam no Japão, Logan conheceu Mariko Yashida e viviam mantendo uma relação à distancia com eventuais encontros.

Seu primeiro grande destaque na equipe foi quando os X-Men foram seqüestrados pelo Clube do Inferno. Wolverine foi o primeiro a conseguir libertar-se, ataca e mutila alguns dos capangas do clube e consegue libertar a equipe. Depois um outro grande feito, foi quando foi infectado por um ovo da ninhada e, graças ao seu fator de cura, foi a primeira pessoa a conseguir sobreviver ao alienígena parasita.

O pai de Mariko, Lorde Shingen foi contra o casamento entre ela e Logan, ele acreditava que o canadense não era honrado para casar com sua filha pois é um homem que age como animal. Em uma batalha com Lorde Shingen, Wolverine o mata em batalha. Mariko então se torna a chefe do clã Yashida, porém isso desagrada o seu primo Samurai de Prata que, junto com a Víbora, tentam roubar seu posto de chefe do clã. A ex-vilã e novata nos X-men Vampira salva a vida de Mariko, conquistando a confiança de Logan. Mariko estava para se casar com Logan, até ser manipulada por Mestre Mental que a fez terminar com Wolverine no altar. De acordo com as tradições, Wolverine recebe a espada Yashida mas perde Mariko, que se afasta para restaurar a honra do clã pois com a morte de Shingen, o Clã Yashida se tornou parte do submundo japonês.

Wolverine salva Amiko quando ainda era um bebê dos escombros de um prédio. Wolverine entrega Amiko para Mariko Yashida cuidar.

Ogun (que talvez tenha sido o seu sensei) sequestrou Kitty Pryde e alterou sua personalidade transformando numa grande ninja contra Wolverine, ele consegue recuperar a consciencia dela e mata Ogun.

Os X-Men são dados como mortos e eles aproveitaram para se manterem no anonimato. A equipe se abriga na base dos Carniceiros na Australia expulsaldo-os de lá.

Neste mesmo período, depois de tantos anos, retorna a Madripoor, a cidade pobre de Cingapura para impedir que a Víbora, também conhecida como Madame Hidra, assumisse o comando do submundo local. Com o apelido Caolho, tentava manter-se no anonimato simplesmente com um tapa-olho.

Nessa época, uma das aliadas recorrentes de Logan era Jéssica Drew, a Mulher-Aranha e agia como detetive particular junto com Lindsay McCabe, outra aliada era a mutante Karma. E quem o trasportava sempre da Austrália para Madripoor era o mutante Teleporter.

Quando os Carniceiros recuperam a sua base australiana eles capturam e crucificaram Wolverine que escapa com vida graças a ajuda de uma menina que estava escondida na base australiana e presenciou toda a tortura.

O nome dela é Jubileu e juntos conseguem escapar, mas seu fator de cura foi forçado ao extremo, o que faz com que tome a decisão de retornar a Madripoor para se recuperar. Ao lado ainda de Jubileu, vai a Hong-kong e descobre que Psylocke também está lá, trabalhando como assassina para o Mandarim. Logo ela readquire suas lembranças e volta ao normal. Jubileu passa a acompanhar Wolverine em suas aventuras e assim começou a parceria que se seguiria por um bom tempo, com Logan se tornando quase um pai para a menina, sendo seu protetor e treinador, assim como foi com Kitty.

Raposa Prateada agora é uma fria agente da Hidra e aliada a Matsuo e o Tentáculo fazem Wolverine arruinar a promessa de se manter distante de Mariko justo quando estava muito próximo de recuperar a dignidade do clã Yashida. Matsuo propõem limpar Mariko da culpa em troca de que ela arranque um de seus dedos, Mariko aceita mas a lâmina estava envenenada com toxina letal de baiacu, seu corpo queima por dentro. Quando Wolverine a encontra agonizando, ela pede para encurtar sua dor. Wolverine, em lágrimas, atende o pedido e cravas suas garras nela. Matando a mulher que ama.

Todos os anos, Na data da morte de Mariko, Wolverine visita Matsuo e o mutila arrancando parte de seu corpo.

Ao enfrentar a antiga arma-viva soviética Omega Vermelho, logan passou a questionar mais sobre o seu passsado turvo. Logan descobre sobre os implantes de memória aplicados nele e em toda a Equipe X décadas atrás antes de se envolver com os X-Men, todas as suas lembranças do passado foram apagadas e manipuladas. Sem ter mais certeza de nada sobre o seu passado, recorre a Xavier para investigar a sua mente e descobrir a verdade sobre o seu passado mas Xavier pouco conseguiu ajuda-lo pelas fortes barreiras psíquicas que Logan possui nas regiões obscuras de sua mente.

Sem adamantium

Durante um batalha com Magneto em sua estação espacial, Avalon; Wolverine tentou atacar Magneto usando suas garras presumivelmente dadas a ele pelo projeto da arma X. Magneto revidou brutalmente, causando graves ferimentos ao arrancar o adamantium dos ossos de Wolverine.

Os ferimentos foram tão extensos que seu fator de cura se sobrecarregou ao cicatrizar todo o corpo, e ficou um bom tempo sem sua cura. Logan, mesmo bem fraco, tenta treinar na sala de perigo quando garras de osso saem de sua mão. Ele descobre que suas garras eram de fato uma mutação natural. Suas garras sempre pertenceram a sua estrutura óssea.

Wolverine enfrenta Dentes-de-Sabre e desta vez ele enfia suas garras no crânio de Creed perfurando seu cérebro. O fator de cura impressionante de Creed fez com que ele não morresse, ele passou a ficar internado nos domínios da mansão X.

Wolverine Bestial

O vilão Gênesis o captura e queria que ele trabalhasse para ele. Genesis manda matar Cyber e usar o adamantium dele para reimplantar em Wolverine, mas a experiência não dá certo, seu corpo rejeita o adamantium e, como efeito colateral, o deforma e deixa-o ainda mais animalesco.

A luta entre o homem e o animal interior pendeu para o animal, perdendo toda sua sanidade. Mas foi trazido de volta a sanidade com a ajuda de sua amiga Elektra e o sensei Stick.

Passou a andar com um indutor de imagens, de forma a disfarçar sua aparência. –

Para cumprir uma antiga promessa, Logan casa com a vilã Víbora. O que chocou muitos de seus aliados e companheiros nos X-Men. Esta união, entretanto, permitiu que a Víbora tomasse o controle de Madripoor. Após uma batalha onde Wolverine derrota o espírito de Ogun, ele terminou sua união à Víbora.

Adamantium recuperado

Wolverine tinha sido aparentemente morto por um novo cavaleiro Morte do Apocalipse. Mas depois se descobre que esse Wolverine era um Skrull infiltrado e que o cavaleiro Morte era o próprio Wolverine com os seu adamantium de volta após derrotar o Dentes de Sabre num duelo para definir quem serviria Apocalipse como cavaleiro. Quando seu adamantium foi recuperado, também deixou de ter sua forma bestial, abandonando o indutor de imagens.

Em um confronto com os X-Men – e com a ajuda primordial de Jean Grey – Logan superou seu condicionamento e voltou aos X-Men

Não tardou para que ele, novamente, fosse controlado por outras forças. Logan foi chamado ao Japão para resolver o seqüestro de uma criança. E se vê envolvido em uma conspiração que une as organizações Tentáculo e Hidra para derrubar grandes heróis e o mundo. O plano, criado pelo vilão Górgon, começa com Wolverine sendo controlado mentalmente para matar e destruir. A partir daí, Elektra, Nick Fury, Quarteto Fantástico, Demolidor, Vingadores e, é claro, os X-Men lutam para deter Wolverine. Logan empala Estrela Polar com suas garras. Até que a S.H.I.E.L.D. consegue livrar Logan do controle da Hidra, enfrenta novamente Górgon e o mata.

Memória recuperada

Wolverine recupera a memória de seu passado como um dos efeitos colaterais do Dia M. Porém isto traz mais perguntas que respostas, começa então uma busca de novas respostas sobre seu passado.

Mesmo com tanto caos causado por Wolverine quando dominado pela hydra, foi admitido pelos Vingadores depois que a equipe foi desmantelada por Feiticeira Escarlate, pois Capitão América viu-se forçado a reformular a equipe admitindo, além de Logan, outros integrantes inusitados como Homem-Aranha, a Mulher-Aranha e Luke Cage.

Logan vai atrás de Nitro, o responsável por matar mais 600 pessoas ao usar seu poder explosivo em Connecticut. Mas Nitro utiliza seus poderes em Logan que explode até sobrar o esqueleto de adamantium, surpreendentemente ele se regenera quase que instantaneamente todos os órgãos vitais, músculos e pele em questão de segundos por causa da imortalidade dada por Lazaer combinada com um fator de cura muito mais poderoso que antes. Recuperado, Logan dá uma lição em Nitro.

Emma revela a Logan que ele tem um filho, Wolverine vai atrás de provas e, temendo confrontá-lo, entrega a espada Muramasa a Scott Summers, Logan diz que Scott é a pessoa adequada para usar a espada caso um dia precisem detê-lo. Confronta com o Ômega Vermelho em uma sala onde ex-mutantes ficam abrigados (incluindo Maverick e Jubileu) durante a briga Jubileu é gravemente ferida. Para salvar a vida de Jubileu, Wolverine se entrega a Shield. Seu filho Daken estava infiltrado na Shield e o fere gravemente.

Wolverine se abate quando Kitty Pryde se perde no espaço em uma bala gigante vagando pelo universo. E Armadura o provoca para que ele a ataque e saia do desanimo que estava sentido.

Numa nova batalha contra Lazaer, Wolverine perde boa parte da potência recente de seu fator de cura além de sua imortalidade.

Após nascer a primeira mutante após o dia M, Ciclope organiza uma nova X-Force, dessa vez, uma equipe liderada por Wolverine para caçar Cable e resgatar a bebê que estava em sua posse. Porém a missão acabou resultando na morte de Caliban. Ciclope delega secretamente novas missões para a equipe, missões de extermínio o que desagrada Logan, pois não deseja que sua equipe siga a mesma trilha de sangue que seguiu.

Depois que Mística traiu novamente os X-Men, Wolverine foi atrás dela para um definitivo acerto de contas.

X-force

Após nascer a primeira mutante após o Dia M, Ciclope organiza a X-force,um grupo liderado por Wolverine cuja formatação foi: Wolverine, X23, Apache, Lupina, Caliban e Hepzibah.Caliban morre e Hepzibah fica ferida naquela missão e é absolvida da X-force. Este grupo seviu de Purificadores de vilões, o que deixou Wolverine e X23 livres para expressar o seu lado animal, madando todos os bandidos que encontram pela frente.

A primeira missão da X-force foi salvar Lupina dos Purificadores de Matthew Risman, que criaram um coro de Arcanjos com asas. Quando a menina volta para casa, ela arranca as assa do Anjo, o transformando em arcanjo de novo. Então, a X-force voltou a atacar os purificadores, desta vez atrás do anjo e de lupina.

No final, Anjo consegue controlar a forma entre Anjo e Arcanjo, se tornando membro da X-force, Lupina mata o seu pai, ainda dominada pelo desejo de matar o anjo,já que wseu pai era um dos Arcanjos do coro e Elixir vai até o Ninho do Anjo(sede da X-force) para curar a lupina e o Anjo do seu trauma da primeira missão da equipe, tornando - se o membro mais novo do Grupo. já na segunda e terceira missão a X-force tirou de letra a nota A. Tendo agora em seu grupo Doominó, Vanisher, Elixir, Deadpoool e Cable, Wolverine têm de assumir missões bem maiores e que podem susutentar o seu apetite por lutas e violências.

Guerra Messiânica

Mais tarde a X-force vai ao Futuro para receber Hope summers, mas Cable não quer devolver a menina pois se apegou nela, e o pior, Deadpool e Dominó concordam com a atitude de Nathan,mas no meio desta discussão, inimigos como Conflito e Apocalipse ressussitam e atacam Cable e a X-force.

Jubileu

A relação dos dois foi tão elevada, que eles até hoje são comparados como a Dupla Dinâmica da Marvel. Isso resultou na escolha da Jubileu para lutar com Robin na batalha histórica DC vs Marvel, onde se confrontaram os principais personagens de cada editora em sua categoria. Depois que uniram os dois 'Universos' Jubileu se fundiu com Robin e Wolverine com o Batman, formando a união das principais duplas das respectivas editoras.

Vingadores

Wolverine foi um dos convocados para entrar na nova formação de Vingadores. O Homem de Ferro teve de convecer o Capitão América para que Logan fosse aceito na equipe, com o argumento de que ele seria o elemento a mais na equipe, aquele que chegaria onde nenhum deles conseguiria, no caso de ações mais bruscas ou violentas, devido ao seu sangue frio e histórico marcado por assassinatos e outros. Quando viu a Tropa Alfa sendo completamente aniquilada pelo Coletivo, Wolverine se enfureceu e tentou, como pode, enfrentar o monstro.

Dinastia M e dizimação

James Howlett é um mutante que esta vivo por um século. Sobre os anos, a mente de James submeteu-se a traumas numerosos, lavagens cerebrais pelas organizações clandestinas, que fizeram o impossível para que ele recorde de seu passado verdadeiro. O que é deixado com ele é bocados de partes da memória e ele nunca sabe o que aconteceu com ele realmente.

Antes da guerra Mutante-Humana, James, codinome Wolverine, era um operativo chave na organização S.H.I.E.L.D.. Treinado por alguns dos melhores homens militares no planeta, incluindo Nick Fury e Frank Castle, Wolverine foi usado somente nas operações mais secretas. Quando seus superiores souberam de sua natureza do mutante, foi mantido ausente da guerra Mutante-Humana. Foi somente quando toda a guerra iria acabar, Wolverine pensou em realizar uma tentativa do assassinato ao líder mutante, Magneto. A missão nunca ocorreu. Com os mutantes vitoriosos, a S.H.I.E.L.D. foi fechada temporariamente para baixo. James foi liberado de seu quarto solitário e descobriu um mundo novo, bravo do mutante.

Enquanto a S.H.I.E.L.D. retrocedia por seu diretor novo, Sebastian Shaw, Wolverine foi colocado na carga de um esquadrão especial dos mutantes conhecidos como o Esquadrão Vermelho. Ali ele encontrou-se com sua amante atual, Mística. O Esquadrão Vermelho foi usado quase exclusivamente para botar abaixo terroristas humanos e ameaças super-humanas. Foi mais do que até a tarefa com uma taxa de um sucesso de 100%. Com a família e os amigos, e um lugar novo no mundo, James era finalmente satisfeito.

Infelizmente, as coisas mudaram. James começou a ter sonhos e fazer com que questione sua própria vida e o seu próprio mundo. Tentou afogar estes medos com o álcool e as drogas mas este provou ser um ato mal sucedido. Embora odiar a idéia de qualquer um que vasculhe a sua cabeça, recorreu aos telepatas da S.H.I.E.L.D. para a ajuda, mas falharam.

Estas imagens tornaram-se mais viscerais e conduziram-se a Wolverine para fazer algumas decisões questionáveis no campo. Aquelas decisões conduziram a Sebastian Shaw e sua equipe, incluindo Mística, para questionar o sanidade de Wolverine e o seu papel no futuro da S.H.I.E.L.D..

Na última parte da saga Dinastia M (publicada no Brasil pela Panini Group), Wolverine recupera suas memórias, se lembrando de tudo. Esse foi o fio da meada para fazer Wolverine entrar numa caçada de vida ou morte. A noticia da volta de sua melhora impulsionou a queima de arquivos e outros até se mataram. No arco de histórias Origens e Destinos, o primeiro desde Dinastia M, publicado em sua revista mensal do número 25 ao 29, Logan enfrenta o Samurai de Prata e Bucky Jones em busca de respostas. Descobre que o Soldado Invernal matou sua esposa grávida quando estava sendo controlado pelo Arma X. Wolverine reconhece que Bucky não teve culpa e agora vai atrás dos verdadeiros culpados por tudo. Começa sua fase Pós-Dia M.

Guerra Civil


Durante a mega - saga Guerra Civil, Wolverine foi atrás do responsável pela morte das pessoas em Stamford (sem o consentimento dos X-Men e nem dos Vingadores): Nitro. Na sua busca, Wolverine foi totalmente incinerado até os ossos por Nitro, mas, para surpresa de todos, ele retornou e pegou o vilão. Descobriu então que aquele não era o potencial de Nitro e que alguém estava ajudando ele a ganhar mais poder de fogo. Outro que também queria a cabeça de Nitro era o Príncipe Sub-marino. Este disse a Logan que Nitro era dele por ter matado Namorita. Wolverine, com a roupa de Homem de Ferro, conseguiu pegar Nitro e descobriu quem o havia ajudado. Ele então foi prestar contas com a seguradora que ganhou dinheiro com a explosão.

Logo após, Wolverine entrou para os Vingadores Secretos do Capitão.

Poderes e habilidades

Regeneração

Seu principal poder mutante é o chamado Regeneração Celular, dom que lhe permite curar-se de qualquer ferimento ou envenenamento rapidamente, por mais mortal que este seja, além de não ficar doente e poder recuperar órgãos inteiros, através de uma imensa capacidade de regeneração celular. Wolverine já teve o próprio cérebro destruído por suas garras quando teve o corpo invadido por um vírus tecnorgânico e se recuperou em instantes. Provavelmente é esse poder que diminui assustadoramente seu envelhecimento.

Sentidos Aguçados e Garras Retráteis

Além do fator de cura, Wolverine possui sentidos super aguçados, podendo rastrear o alvo pelo cheiro (como um cachorro), tendo também audição e visão superiores a de um humano normal. Possui também 6 garras retráteis de 30 cm (3 em cada braço) que saem de seus antebraços por meio de contração muscular, como qualquer outro movimento. Essas garras, bem como seu esqueleto, foram recobertas artificialmente com o metal Adamantium, deixando seus ossos e garras indestrutíveis e transformando Wolverine em uma perfeita máquina de combate.

Clarisciência

Em Wolverine and the X-Men, Wolverine desenvolve outro poder dessa vez Psiquico, chamado Clarisciência, que o permite ver o passado de pessoas, objetos e lugares. A primeira vez que ele utilizou esse poder foi quando ele chegou a mansão X, que estava completamente vazia. Ao toca nos objetos da casa ele começa a ter visões na forma astral que o faz ver o que tinha acontecido la e vê claramente seus amigos sendo derrotados, ele tambem utiliza esse poder no penultimo capitulo de Wolverine and the X-Men, para localiza Emma Frost e Ciclope, ao passar por uma avenida ele tem uma visão de que Emma Frost e Ciclope tinham passado por lá de carro. Ele também utiliza esse poder quando Jean Grey é sequestrada e vê claramente as gêmeas telepatas carregarem Jean Grey inconsciente para um helicóptero e descobre que Emma Frost é a traidora.

Caracteristicas

Wolverine é famoso pela baixa estatura, cerca de 1,65 m, mas o adamantium em seus ossos o deixa bastante pesado. Isso faz seus músculos mais desenvolvidos e seus golpes mais impactantes, pois em teoria seus oponentes recebem golpes de um punho com ossos de metal indestrutíveis. É mestre em várias modalidades de combate desarmado e armado (armas brancas e de fogo), já tendo treinado com grandes mestres orientais e tendo sido agente secreto de elite das maiores instituições de espionagem do mundo. É poliglota, sendo fluente em japonês e espanhol.

A principal característica de Wolverine é sua selvageria animal, que aliada a uma inabalável força de vontade, faz com que ele seja temido e respeitado pela maioria dos personagens da Marvel, apesar de não possuir poderes cósmicos.

Inimigos mortais

O que se destaca na vida de Wolverine é a longa e quase interminável lista de inimigos que possui. Alguns são muito perigosos e para a sua ferocidade combativa, como Dentes-de-Sabre e Ômega Vermelho. Outros, utilizam-se de astúcia e covardia, como Tsurubaya Matsuo, o integrante do Tentáculo, mandante do assassinato de Mariko Yashida (efetuado pela assassina cega Reiko, através de toxina de baiacu).

Outro grande inimigo do Wolverine é Lady Letal. Ela odeia Logan, pois acha que ele matou o seu pai e roubou a fórmula de manipulação do Adamantium. Os dois já se enfrentaram diversas vezes, ocorrendo geralmente batalhas equilibradas.

O maior inimigo

O arqui-inimigo de Wolverine é Victor Creed (no filme X-Men Origins: Wolverine, aparece como sendo o seu irmão mais velho), mais conhecido como Dentes-de-Sabre. Adversários de longa data, possuem poderes quase equivalentes (o poder de cura de Creed é mais fraco), o que, apesar do ódio declarado entre eles, gerou um certo respeito mútuo. Em combate, Creed é quase tão perigoso quanto Wolverine e é um dos raros oponentes que lhe são páreo. Um implante de memória fez Logan acreditar que Creed era seu pai e havia matado sua esposa Raposa Prateada, o que depois foi desmentido.

Dentes-de-Sabre era originalmente arqui-inimigo dos heróis Luke Cage e Punho de Ferro, sendo depois transferido por pouco tempo para as aventuras do Homem-Aranha até que finalmente foi aproveitado como arqui-inimigo de Wolverine, por possuir características semelhantes a ele.

Os amigos

Pelos longos anos de sua convivência com os X-Men, Wolverine formou amizades ricas e profundas, tornando-se mais sociável e menos radical em suas atitudes, apesar de ainda ser muito agressivo. Entre suas maiores amizades femininas estão Ororo (Tempestade), Jubileu, com as quais exerce uma suave relação paterna e Kitty Pride. Entre as masculinas se destacam Noturno, a quem chama de elfo, e Colossus, com o qual tem uma amizade forte. Fora dos X-Men possui também várias grandes amizades, como Yukio, o casal Heather e James McDonald Hudson (o Víndix), além do capitão américa (X-Men Evolution). (No desenho dos anos 90,Morfo é um dos melhores amigos de Wolverine, pois este sempre arfirma que Morfo foi o único que já o fez rir. Quando Morfo e Fera foram atacados pelos Sentinelas, Wolverine estava mais intensionado a salvar Morfo do que Fera. Quando Morfo fugiu da ilha do Senhor Sinistro com o X-Jato, Wolverine foi atrás dele para salvá-lo do vírus inplantado em sua mente. Chegando no bar onde Morfo estava, Wolverine tentou o convencer de voltar para os X-Men com o argumento "O Professor Xavier me salvou, e eu vou te salvar").

Curiosidades editoriais

Quando fez sua primeira aparição, na revista The Incredible Hulk #180, de 1974, Wolverine não passava de um mero coadjuvante, tendo sido criado por Len Wein para incrementar a batalha entre o gigante verde e o monstruoso Wendigo. Completamente misterioso, a única coisa que se sabia dele (além da fúria animalesca e coragem descomunal que o levaram a entrar em uma luta contra nada menos que o Hulk e um monstro), é que era um agente secreto do governo canadense.

Ele seria um personagem esquecido se Len Wein e o desenhista Dave Cockrum não decidissem por integrá-lo aos seus Novos X-Men. Assim, o mutante canadense juntou-se ao grupo de novatos convocado às pressas para resgatar os pupilos originais do Professor Xavier, capturados por Krakoa, a Ilha Viva.[2] A partir daí o nome Wolverine passou a estar definitivamente ligado à equipe.

Inicialmente apenas mais um no grupo, Wolverine começou a ganhar força com a saída do desenhista Dave Cockrum – cujo X-Men favorito era o alemão Noturno –e a entrada de John Byrne nos desenhos. O jeito despojado, a atitude confiante, e, por vezes, arrogante, a coragem e a fúria assassina do baixinho mais invocado dos quadrinhos cativou os leitores, elevando-o ao patamar de celebridade.

Juntamente com o Lanterna Verde, Superman, Batman,Homem-Aranha, Homem de Ferro e o Wolverine está entre os personagens de histórias em quadrinhos mais famosos e populares da atualidade.

Sua juventude, um dos grandes mistérios do Universo Marvel, só foi revelado na mini-série publicada no Brasil com o título de Origem (Originalmente em inglês). Essa história enfim lançou luzes sobre o passado de Logan, já que Barry Windsor-Smith, artista que recebeu primeiramente essa incumbência, se concentrou em mostrar a experiência no qual Logan foi cobaia do Programa Arma X, quando teve implantado o metal Adamantium em seus ossos. Apesar do belíssimo trabalho, Barry também acabou atrasando os prazos, obrigando o autor regular dos X-Men na época (Chris Claremont) a não poder tentar esclarecer a curiosidade dos fãs.

O nome Wolverine foi retirado de uma animal natural do Canadá, trata-se de uma pequeno mamifero também conhecido como carcaju, possui cerca de 40 cm e que possui fortes garras que ficam escondidas. Quando acuado o carcaju ou wolverine exibe as garras e ataca até animais muito maiores e mais fortes que ele. Conta uma lenda indigena canadense que o carcaju é imortal.


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.