segunda-feira, 21 de junho de 2010

Lanterna Verde

Lanterna Verde é um nome compartilhado por diversos super-heróis da DC Comics. Criado por Martin Nodell e Bill Finger, o Lanterna Verde original estreou emAll-American Comics nº16 (1940). Reformulado como um novo super-herói com o mesmo nome nos anos 60, o personagem original ficou conhecido por Lanterna Verde Alan Scott e por um tempo adotou a identidade de Sentinela (Brasil).

O Lanterna Verde atual foi lançado nos quadrinhos da década de 60, e também é conhecido como "O Lanterna Verde da Era de Prata". Sua identidade era a de Hal Jordan, membro fundador da Liga da Justiça da América. Apesar do excelente trabalho do desenhista Gil Kane nesse período, era um personagem de super-herói relativamente genérico até que em 1970 a DC resolveu emparelhá-lo com o Arqueiro Verde (Oliver "Ollie" Queen), em uma série de quadrinhos absolutamente inovadora e de cunho social. Essa época ajudou a consolidar o novo Lanterna Verde como um herói popular, apesar das séries subseqüentes abordarem temas mais cósmicos.

O anel dos Lanterna Verdes

Diversos indivíduos já assumiram o nome de Lanterna Verde ao longo do tempo. Cada um possuiu um anel que lhes dava grande controle sobre o mundo físico. O anel foi considerado a arma mais poderosa da galáxia, criando objetos plasmados complexos de acordo com a mente de seu portador, limitado apenas por duas coisas: a imaginação do lanterna verde e a cor amarela, onde o anel não surte efeito algum (problema causado por uma impureza na fonte original que gerou os anéis). O anel dos Lanternas Verdes deve ser recarregado de acordo com o período de rotação do planeta natal de seu portador (na Terra, a cada 24 Horas). A bateria do anel se assemelhava em seu formato à antiga lanterna utilizada por exemplo pelos ferroviários para sinalizar alguma coisa ocorrida nos trilhos aos maquinistas de trens.

Os anéis dos Lanternas Verdes foram confeccionados pelos Guardiões do Universo, seres extremamente antigos e poderosos, que têm a missão de zelar pela manutenção da paz intergaláctica. O poder do anel provém da bateria energética do planeta OA, lar dos guardiões, que fica no centro do universo.

Mais tarde, foi dito que os aneis dos Lanternas Verdes não são mais vulneraveis a cor amarela. Apenas os anéis dos recrutas agora tinham esta limitação.

A Tropa dos Lanternas Verdes

Para melhor monitorar o Universo, os Guardiões dividiram-no em 3600 setores espaciais, sendo que o setor que abriga o planeta Terra é o de n° 2814. Encarregando 2 membros para cada setor espacial.

O Lanterna Verde da Era Dourada (Alan Scott), como também é conhecido, não faz parte da Tropa dos Lanternas Verdes, pois seu anel não foi confeccionado pelos Guardiões, mas sim moldado a partir da bateria encontrada por ele mesmo, por sua vez originada de um meteoro caído do céu, proveniente do Coração Estelar.

Os anéis usados por todos os outros Lanternas Verdes foram criação dos Guardiões do Universo que distribuíam tais anéis para candidatos que os merecessem por todo o universo. Esses indivíduos criaram a força policial intergalática conhecida como a Tropa dos Lanternas Verdes.

Existiam lanternas verdes de várias raças espalhados pelo universo.

Os substitutos e as novas personalidades de Hal Jordan

Nos últimos vinte anos, a DC colocou diferentes indivíduos no papel de Lanterna Verde: (Guy Gardner, John Stewart e Kyle Rayner), sendo que todos esses heróis foram membros da Liga da Justiça em várias de suas encarnações. Mas em 2005, depois de um período como o vilão Parallax e de se tornar o novo Espectro, Jordan voltou a ser o Lanterna Verde. Kyle Rayner passou um bom tempo como o único Lanterna Verde da Terra e do espaço. Enquanto existia, a Liga da Justiça teve em John Stewart o seu Lanterna Verde oficial. O cargo fora oferecido a ele por Kyle Rayner, quando decidiu abandonar a Terra por decepção.

Ordem das trocas

Primeiramente, Hal Jordan foi chamado para ser Lanterna Verde pelo ex-dono do anel chamado Abin Sur. Logo após um tempo, Guy Gardner foi recrutado para ser o seu substituto (todo Lanterna Verde necessita de um substituto caso o titular venha morrer). Porém, Guy Gardner se feriu em um acidente e ficou hospitalizado, impossibilitando de ajudar Hal quando ele precisava (durante a época que o Arqueiro Verde o estava acompanhando em suas viagens). Assim então, a Tropa dos Lanterna precisou de recrutar um outro substituto para Hal, chamado assim John Stewart (que no início, não levou a sério). Algum tempo depois, quando Hal assistiu sua cidade (Coast City) sendo destruída pelo Superman Ciborgue, ele se revoltou contra a Tropa dos Lanternas e saiu universo afora matando TODOS os seus companheiros. Assim ele se transforma em Parallax, como visto na minissérie Crepúsculo Esmeralda (primeira versão pela Abril Jovem e recém lançada como encadernado pela Panini Comics). Desta maneira o último dos Guardiões do Universo (Ganteth) recruta o jovem Kyle Rayner para ser o novo Lanterna Verde e recuperar a Tropa dos Lanternas (com visto na minissérie Novo Amanhecer).

Poderes

O anel dos Lanternas Verdes permite criar objetos com energia verde que funcionam como suas exatas duplicatas reais,ele na verdade pode transformar vontade em presença, voar a velocidades interplanetárias, traduzir automaticamente cada língua conhecida no universo, cobrir o corpo do usuário com uma aura para proteger-se de ataques e rigores do espaço, fazer análises, detectar outros Lanternas Verdes, projeção astral e fazer o usuário relembrar de fatos esquecidos. O anel protege o usuário automaticamente contra dano fatal e é capaz de curá-lo em níveis baixos. O anel também pode reproduzir qualquer poder imaginado. O nível dos poderes do anel é limitado pela força de vontade do usuário e só necessita de ser recarregado a cada 24 horas na bateria-lanterna, ou quando os níveis de energia estão muito baixos. O anel não funcionava contra coisas amarelas, mas depois da crise foi descoberto que os guardiões disseram isso para que os lanternas não acreditassem em poder infinito, Hall Jordan descobriu que apenas o medo impede que o poder funcione.

O usuário também deve ter sua força de vontade suficientemente desenvolvida a fim de operar o anel.

Guerra dos Anéis

Do original Sinestro Corps War, foi uma grande saga com grandes proporções no Universo DC que afetando todas as histórias dos Lanternas.

Antes da tropa


O Anel Amarelo

A entidade Parallax é um parasita espacial que é a personificação do medo e que foi aprisionado dentro da Bateria Central de Oa. Com o passar do tempo, Parallax ficou conhecido como a impureza amarela – a causa da fraqueza dos lanternas verdes.

Após Sinestro se tornar renegado, ele foi banido para o universo de antimatéria de Qward pelos Guardiões de Oa. Quando voltou à nossa dimensão, ele manuseava um anel energético que usava energia amarela. Depois de muitos confrontos com o lanterna verde Hal Jordan, ele também foi aprisionado dentro da Bateria Central. Lá, ele foi capaz de usar seu anel – que utiliza o medo, ao invés da força de vontade, como fonte de poder – para despertar Parallax de sua hibernação. A partir de então, o parasita e Sinestro puderam influenciar as atitudes de Hal Jordan e provocar a derrocada da Tropa dos Lanternas Verdes, deixando apenas um lanterna, o novato Kyle Rayner.

Recrutamento

Depois que a Tropa dos Lanternas Verdes foi reorganizada com o retorno de Hal Jordan, a Tropa Sinestro passou a recrutar membros ativamente, oferecendo anéis energéticos amarelos e um lugar na Tropa para aqueles que podiam instilar grande medo. Após sua convocação, os membros da Tropa são imediatamente enviados para Qward para se submeterem a recondicionamento físico e psicológico. Os membros da Tropa Sinestro atuam em setores como os lanternas verdes. Qward também possui uma enorme Bateria Central amarela em sua superfície, como a que se localiza em Oa.

Embora a Tropa Sinestro use o medo e se oponha à Tropa dos Lanternas Verdes e aos Guardiões do Universo, Sinestro determinou que seu objetivo é trazer a ordem ao universo, o que ele afirma que os Guardiões falharam em fazer. Entre os membros da Tropa Sinestro, Arkillo, um alienígena extremamente selvagem escravizou todos os armeiros de Qward, forçando-os a forjar novos anéis amarelos continuamente. Esses anéis são programados para romper a barreira entre os universos de matéria e antimatéria para encontrar e recrutar novos portadores para eles. Arkillo também desempenha o papel de treinador de todos os recrutas, de forma semelhante a Kilowog.

Entre os outros integrantes da Tropa Sinestro, encontram-se: Karu-Sil, criada por animais; Despótellis, um vírus consciente capaz de atacar seus inimigos por dentro; e Bedovian, o atirador, que pode atingir um alvo a três setores de distância. Durante a fase de recrutamento, a Tropa Sinestro tentou levar Batman para seu lado, conhecido até por algumas raças alienígenas por sua formidável habilidade de instilar o medo em outros. Entretanto, a força de vontade do Homem-Morcego, combinada a uma breve exposição prévia dele a um anel energético, lhe permitiu rechaçar o anel amarelo antes que fosse levado para ser treinado e moldado como um dos soldados de Sinestro. O anel, então, procurou um substituto e selecionou Amon Sur, o filho de Abin Sur, que estava na Terra tentando matar Hal Jordan para roubar seu anel energético.

A profecia

Uma profecia sombria proclama que após incontáveis milênios, os armeiros de Qward, a cidade sapiente Ranx, os Filhos do Lobo Branco, e o Império das Lágrimas se unirão contra a Tropa dos Lanternas Verdes. Isso foi amplamente ignorado até que os atualizados Caçadores Cósmicos passaram a aparecer ao redor do universo. Hal Jordan encontrou um deles na Terra e, com Guy Gardner, o seguiu até o setor 3601. Hal e Guy encontraram diversos lanternas verdes presumidos como mortos quando do surto de loucura de Jordan, e o novo Grão-Mestre dos Caçadores: Hank Henshaw, o Superciborgue.

Os Caçadores Cósmicos foram derrotados e a cabeça de Henshaw foi levada a Oa. O Livro de Oa contém um capítulo proibido a respeito das Revelações Cósmicas, que inclui a seguinte profecia:

“Uma face de metal e carne falará dos segredos das 52.

O medo aumentará.

A força de vontade se acumulará.

E uma guerra de luz libertará a verdade por trás da energia do anel.”

- Livro de Oa, capítulo III: A Noite mais densa

Após interrogarem Henshaw, os Guardiões do Universo descobriram que ele sabia a respeito dos 52 universos paralelos e que se a Nova Terra fosse destruída, todo o multiverso entraria em colapso e o universo de antimatéria tomaria o seu lugar. Dois dos Guardiões, Ganthet e Sayd, alertaram seus demais companheiros para não ignorarem a profecia, pois isso poderia acarretar no fim da Tropa dos Lanternas Verdes.

QWARD e o Setor: -1

Há um lugar sombrio do multiverso conhecido como universo de antimatéria. Como Oa é o centro do universo, o planeta Qward – um mundo desolado ocupado pelas forças da Tropa Sinestro – é o centro do universo de antimatéria.

Nas profundezas da superfície de Qward, os armeiros escravizados forjam anéis e baterias amarelos, aumentando o poderio de Sinestro. Foi nesse mundo amaldiçoado que o Flash Barry Allen perdeu heroicamente sua vida, ao destruir o canhão de antimatéria da criatura chamada Antimonitor, na primeira Crise.

Consequências

Novas Leis

Ocorreram vários fatores importantes nesta guerra e vários desdobramentos, porém a consequência mais grave foi o fato que os Guardiões de Oa liberaram 10 novas leis.

* 1ª NOVA LEI: Fica revogado o dispositivo de segurança contra o uso de força letal. Os anéis energéticos ficam autorizados a utilizá-la contra a Tropa Sinestro, sempre que for julgada necessária por seu usuário, para anular a ação e avanço da tropa amarela.
* ADENDO 1 À 1ª LEI: A entidade Íon, agora livre e não mais hospedada em Kyle Rayner, encontrou em SODAM YAT seu novo hospedeiro, mesmo este ainda não preparado a contento, mas devido a seu potencial físico como daxamita, capaz de adquirir superpoderes sob o sol amarelo. Ele tornou-se a nova arma suprema dos Guardiões.
* ADENDO 2 À 1ª LEI: Criação da divisão dos Lanternas Alfas, dentro da Tropa dos Lanternas Verdes. Uma corregedoria composta por Lanternas Verdes selecionados. Os mesmos submeter-se-íam à cirurgia eteríam uma bateria energética mesclada a seus corpos físicos.
* 2ª NOVA LEI: Fica autorizado o uso de força letal contratodos os inimigos da Tropa dos Lanternas Verdes, sempre que for julgada necessária por seu usuário.
* 3ª NOVA LEI: Ficam proibidos relacionamentos físicos e amorosos dentro da Tropa dos Lanternas Verdes.

A guerra dos anéis termina com a revelação que ainda irão existir ao todo sete Tropas com sete espectros diferentes: força de vontade (verde), medo (amarelo), amor (violeta), raiva (vermelho), compaixão (índigo ou anil), avareza (laranja) e esperança (azul). E ainda terá um oitavo espectro que representará a morte (preto) e o nono "vida ou criação"(branco) curiosidade e spoiler dawn granger a nova columba é a unica pessoa que pode usar normalmente a luz branca, mas ela não pode ressuscitar pessoas como a entidade da luz branca.

A Noite Mais Densa

Estes são eventos recentes da história dos Lanternas Verdes. Inédito no Brasil. Blackest Night foi sucesso de vendas na DC Comics em 2009, batendo vários recordes. Basicamente é a terceira parte da saga que o roteirista Geoff Johns começou em 'Lanterna Verde: Renascimento' (seguido pela Guerra da Tropa Sinestro traduzido no Brasil erroneamente de Guerra dos Anéis).

É uma guerra entre todos os tipos de lanternas da galáxia onde vários dos super-heróis (e vilões) mortos (incluindo do multiverso e terras paralelas) voltaram a vida para lutar ao lado dos Lanternas Negros.

O Dia Mais Claro

Segundo o presidente da DC Comics, Dan Didio, após os eventos de "A Noite Mais Densa" será lançada a minissérie "O Dia Mais Claro", revista quinzenal com 26 edições que começa a sair nos EUA a partir de março de 2010, mostrando o que acontece após o evento que alavancou as vendas da DC e a cativou milhares de fãs do "Gladiador Esmeralda".

Juramento dos Lanternas Verdes

A fim de recarregar seus anéis a cada 24 horas na bateria-lanterna, os Lanternas Verdes fazem um juramento perante a mesma.

* Eis a 'versão original' em inglês:

“In brightest day, in blackest night,

no evil shall escape my sight!

Let those who worship evil's might,

beware my power…GREEN LANTERN'S LIGHT!!”

Existem no Brasil pelo menos 5 versões deste juramento:

* Versão Arcaica (presente nas histórias clássicas da Tropa na antiga revista da abril “Super Amigos”)

“No dia mais claro

Na noite mais densa

O mal sucumbirá

Ante à minha presença

Da lanterna vem

o dom da paz

Para disseminar a luz

Que a justiça traz

Quem quer o mal

tudo perde

Ante ao poder

do Lanterna Verde”

* Primeira versão

“No dia mais claro,

Na noite mais densa,

O mal sucumbirá ante a minha presença

Quem venera o mal tudo perde

Frente ao poder do Lanterna Verde!”

* Segunda versão (falado no desenho Liga Da Justiça)

"No dia mais claro

Na noite mais escura

Nenhum mal escapará a minha visão

E aqueles que cultuam o mal

Temam o meu poder

A luz do Lanterna Verde'!"

* Terceira versão (encontrado atualmente nas edições do Lanterna Verde da Editora Panini)

“No dia mais claro,

Na noite mais densa,

O mal sucumbirá ante a minha presença

Todo aquele que venera o mal há de penar

Quando o poder do Lanterna Verde enfrentar!”

* Quarta versão (encontrado na Internet, sem fonte conhecida, mas bem interessante)

No dia mais claro, na noite mais escura

de minha mira não escapará vil criatura

aquele que do mal faz sua cultura

contemplai do Lanterna Verde a Luz pura!

* Quinta versão (um tradução mais literal do juramento original)

No dia mais claro, na noite mais densa

O mal sucumbirá ante a minha presença

Todo aquele que venera o mal há de temer

A luz do Lanterna Verde e o seu poder!

* Sexta Versão (Falado no desenho Batman: Os Bravos e Destemidos)

No dia mais brilhante, na noite mais escura

nenhum demonio escapará de mim

deixe aqueles que venaram a força do mal

conhecer força da luz do Lanterna Verde!

* Sétima Versão (Criada pelo Dr. Clandestino)

No dia mais claro,

na noite mais densa,

nenhum Mal escapará

ante a minha presença..

Aqueles que cultuam o poder do Mal

temam a luz verde brilhante do meu Anel!


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.