terça-feira, 22 de junho de 2010

Surfista Prateado

Surfista Prateado (em inglês: Silver Surfer) é um super-herói das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics. Teve sua primeira aparição como vilão na revista Fantastic Four #48, em 1966. Foi criado por Stan Lee e Jack Kirby. Tornou-se um dos heróis mais importantes do Universo Marvel.

A criação

O Surfista Prateado surgiu pela primeira vez no arco de histórias do Quarteto Fantástico conhecida como "A Trilogia de Galactus". Como de costume, Stan Lee escreveu o roteiro em algumas poucas páginas e passou para Jack Kirby. Nesse primeiro roteiro, o Surfista não aparecia. Quando Kirby apresentou os desenhos para que Lee colocasse os diálogos e demais finalizações, ele notou que havia sido incluída a figura do Surfista. Kirby justificou o personagem alegando que um ser tão poderoso como Galactus deveria ter um arauto. Lee de imediato gostou da idéia, e acabou por achar que o personagem tinha uma postura nobre, passando a desenvolvê-lo nesse sentido. O Surfista apareceu em outras histórias do Quarteto, chamando a atenção de Alicia Masters, a namorada cega do Coisa. Depois enfrentaria o Doutor Destino e participaria de uma aventura do Hulk, até que Lee resolvesse lançar uma revista tendo ele como o Herói principal.

O Surfista era originalmente Norrin Radd, um jovem astrônomo do planeta Zenn-La. Concordou servir como arauto a entidade semideus Galactus, a fim conservar Zenn-La.

Os poderes enormes concedidos, uma aparência prateada e um veículo espacial similar ao formato de uma prancha de surfe - como o veículo - que foram modeladas após uma fantasia de infância de Radd - o permitem vaguear pelo cosmos, procurando por planetas novos para que Galactus os consuma.

Origem

A história de sua origem remonta a Galactus, o devorador de mundos, um dos maiores vilões do Quarteto Fantástico.

Na primeira série da revista própria com o herói (18 edições) foi contada a saga do Surfista, que antes de encontrar Galactus era conhecido como Norrin Radd, um nobre que vivia no planeta Zenn-La, Sistema Deneb, Via Láctea. Quando o devorador de mundos chegou a seu planeta, em uma atitude desesperada para salvar sua amada Shalla Bal, Norrin se ofereceu para servir eternamente a Galactus. A barganha funcionou, e então o vilão concedeu-lhe uma pequena fração de seus poderes e poupou Zenn-La e todos os seus habitantes e o Surfista Prateado ficou a vagar pelo Universo para satisfazer a vontade de Galactus em devorar planetas.

Rebatizado agora de Surfista Prateado, com sua memória anterior ao evento apagada, ele serviu durante eras como arauto de Galactus, surfando pelo cosmos em sua prancha de prata, encontrando para o gigante mundos desabitados para serem devorados.

Assim foi sua vida até encontrar um planeta que a princípio pareceu uma boa refeição, mas se mostrou depois algo bem diferente: a Terra. Na Terra, ele conheceu o Quarteto Fantástico e, comovido pela nobreza dos seres humanos que insistiram em continuar numa luta que o Surfista considerava perdida, conseguiu se libertar das amarras de Galactus, e expulsá-lo do planeta, ao lado do Quarteto.

Como punição por sua traição, o devorador de mundos aprisionou o Surfista Prateado na Terra. Nesse ponto alguns citam a história bíblica de Lúcifer, o anjo caído, como a inspiração de Lee.

Posteriormente, o Sr. Fantástico conseguiu fazer com que o Surfista ficasse livre de sua prisão na Terra. Desde então, ele vaga pelo espaço, numa mistura de aventureiro e filósofo cósmico. Tremendamente honrado, o Surfista não hesita em lutar contra as injustiças das quais toma conhecimento, já tendo ajudado os heróis da Terra em muitas ocasiões, desde a sua libertação.

Poderes

O Surfista Prateado controla "o poder cósmico"[4], absorvendo e manipulando as energias cósmicas ambientais do universo. Pode aumentar sua força a níveis incalculáveis, e é quase indestrutível. Pode viajar pelo espaço, o hiper-espaço e através de barreiras dimensionais, podendo voar em velocidades praticamente ilimitadas em sua prancha, incorporando o hiper-espaço quando excede a velocidade da luz. Ele até já provou ser capaz de viajar no tempo em uma ocasião. O Surfista não precisa comer, beber, respirar nem dormir, sendo sustentado inteiramente convertendo a matéria em energia. É imune aos extremos da temperatura e à maioria das radiações. Pode sobreviver em ambientes do vácuo tais como o espaço sideral e o hiper-espaço. Pode analisar e manipular a matéria e a energia e reestruturar ou animar a matéria conforme sua vontade, até transmutar elementos. Pode curar seres vivos (embora não possa ressuscitar os mortos), e provou ser capaz de revitalizar ou de evoluir a vida orgânica em escala planetária. Pode alterar seu próprio tamanho ou de outra matéria, criar ilusões, disparar rajadas de energia, formar e manipular construtos de energia, manipular a gravidade, absorver e descarregar a maioria das formas da energia, atravessar matéria sólida. Seus sentidos permitem-no detectar objetos e energias a anos-luz de distância, e de perceber a matéria e a energia a nível subatômico; pode até mesmo ver através do tempo e, concentrado, pode conseguir percepção limitada de eventos passados e futuros em sua vizinhança geral. O Surfista demonstrou habilidade telepática limitada numa ocasião e provou ser capaz de influenciar a emoção e a sensação dos humanos.e ter o poder de controlar os cinco elementos naturais(ar,terra,fogo e água também a eletricidade ϟ) .

Publicações

A Marvel lançou a revista do herói em 1968, um belo trabalho de Stan Lee e principalmente do desenhista John Buscema (que depois desenharia por anos as histórias do bárbaro Conan). Os roteiros mostravam um herói pacifista e nobre, preocupado com as guerras e com o destino da Terra. Causou estranheza aos leitores da Marvel da época, habituados com personagens violentos e anti-heróis como o Hulk ou o Coisa; e a revista acabou por ser cancelada menos de dois anos depois de ser criada. Nos anos 80 virou um personagem "cult" ao ser citado em fala do ator Richard Gere na refilmagem americana de 1983 (A Força do Amor ou Breathless) do filme francês À bout de souffle ou Acossado, de Godard .

Continuando com as aventuras, após alguns anos o Dr. Reed Richards, também conhecido como Sr. Fantástico, conseguiu libertá-lo de sua prisão na Terra. O Surfista Prateado passou a vagar pelo universo infinito, procurando trazer liberdade e justiça para todos que precisarem de sua ajuda.

Assim, em 1987 o herói voltaria em novas séries de histórias como protagonista, desta vez como um viajante cósmico.

No período que passou na Terra, ele aprendeu muito sobre a humanidade e a nobreza que o libertou; e continuou a viver muitas aventuras ao lado de heróis terráqueos.

Durante a saga Aniquilação, ele voltou a ser arauto de Galactus e teve seus poderes ampliados.

Uma minissérie do Surfista Prateado, intitulado Requiem, foi lançada 2007 escrita por J. Michael Straczynski. Nessa saga, publicada no Brasil no final de 2008, ele morre vítima da decomposição do revestimento cósmico de seu corpo dado por Galactus. Depois de saber, por Reed Richards, que o processo é fatal e irreversível, ele empreende a longa viagem de volta a Zenn-La, onde chega a tempo de expirar nos braços de Shalla-Ball. Seus funerais incluem homenagens por parte de toda a população do planeta e a presença de um pesaroso Galactus. Este, atendendo ao último pedido de seu ex-arauto, compromete-se a jamais voltar a ameaçar aquele mundo.

Os Defensores

A partir de 1971, o Surfista Prateado viveria algumas aventuras com o recém-formado grupo de super-heróis chamado de Defensores. Compunham originariamente esse grupo Namor, Hulk e Doutor Estranho.


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.