segunda-feira, 21 de junho de 2010

Robin



Robin, é o famoso parceiro do herói Batman. Bob Kane e Bill Finger, em conjunto com Jerry Robinson, introduziram o Menino Prodígio em Detective Comics #38 (1940).

O nome “Robin, o Menino Prodígio” e a aparência original do seu uniforme foram inspiradas no lendário herói Robin Hood. Outros dizem que Robin é uma referência direta ao nome do seu co-autor, Jerry Robinson.

Apesar de Robin ser lembrado por suas aventuras com Batman, dois Robins já participaram do grupo de super heróis chamado Novos Titãs, o qual teve como membro fundador, Dick Grayson, o primeiro Robin. No total, seis personagens usaram o manto de Robin. São eles:

Dick Grayson

Dick Grayson era um acrobata de circo, o mais novo de um espetáculo chamado de “Os Graysons Voadores”. Um gangster chamado Anthony Zucco estava extorquindo dinheiro do proprietário do circo e, posteriormente, mandou assassinar os pais de Grayson, John e Mary, sabotando seus trapézios. O crime foi aprovado por Zucco somente para mostrar ao proprietário do circo o que poderia acontecer caso ele não pagasse o que ele pedia. Enquanto investigava o crime, Batman colocou Dick sob sua tutela, vindo a treiná-lo rigorosamente, focando-se principalmente no ensino de várias artes marciais e técnicas de detetive. Juntos, terminaram as investigações, coletando as evidencias necessárias para levar Zucco à justiça.

Desde sua estréia em 1940 até 1969, Robin ficou conhecido como “O Menino Prodígio”. Entretanto, conforme ele cresceu, terminou o ensino obrigatório e matriculou-se na Universidade Hudson. Durante esse período, Robin continuou sua carreira como um “Jovem Prodígio”, nos anos 70 e início dos 80, década em que o personagem foi descoberto por uma nova geração de leitores por causa do sucesso de Novos Titãs, série na qual ele deixa completamente a sombra de Batman e assume a identidade de Asa Noturna.

Jason Todd

Jason Todd foi o segundo Robin nas histórias em quadrinhos do Batman, depois de Dick Grayson.

Em sua primeira aparição, Jason Todd era um acrobata de circo que teve seus pais assassinados pelo vilão Crocodilo. Dick Grayson se sentiu culpado por ter como Robin envolvido os pais de Jason na investigação do paradeiro do vilão e quando o garoto tornou-se órfão, quis adotá-lo, como Batman fizera com ele antes. (A parte final dessa história foi publicada no Brasil pela Editora Panini, na revista Batmam 70 Anos - volume 1 de Agosto de 2009).

Na fase "Pós Crise", Jason Todd era um órfão que foi encontrado por Batman enquanto ele estava tentando roubar as rodas do Batmóvel. Assim que foi visto tentando praticar o crime, Jason foi capturado por Batman, que o amarrou e em seguida o levou para a Batcaverna. Em seguida, Batman descobriu que Jason vivia em uma escola para jovens infratores. Algumas semanas mais tarde, depois de Asa Noturna e Jason provarem seu valor no combate ao crime ajudando Batman a frustar os planos de uma gangue de ladrões, Bruce ofereceu à Jason o posto de Robin.

Ele morreu assassinado pelo Coringa na história de 1988 chamada A Death in the Family ("Uma morte em família") escrita por Jim Starlin, graças a sua baixa popularidade entre os leitores. Outra justificativa foi a de que os leitores queriam que a cronologia oficial do Batman se aproximasse da visão alternativa dada por Frank Miller em sua obra-prima dos quadrinhos O Cavaleiro das Trevas. Nessa minissérie, Bruce Wayne deixou de ser o Batman quando seu parceiro Jason Todd foi assassinado.

Após alguns eventos mostrados em Crise Infinita, Jason viria a ressuscitar posteriormente, assumindo a identidade de Capuz Vermelho e adotando métodos extremamente violentos de combate ao crime, o que o coloca em confronto com o Homem-Morcego. Passou uma época como sósia do Asa Noturna em Nova York. Seu atual paradeiro é desconhecido.

Recentemente foi visto na maxissérie Contagem Regressiva, que é um prelúdio para a saga Crise Final, sendo mostrado que ele viajou pelo multiverso surgido em 52, junto com Donna Troy, o Lanterna Verde Kyle Rayner e o monitor apelidado de "Bob", à procura do Dr. Ray Palmer, o Eléktron, acreditando que ele traria a solução para a crise vindoura.

Quando os três chegaram na Terra-51, Jason encontrou uma versão mais amargurada do Batman,que perdeu o controle logo após a morte do Jason Todd daquela Terra. Ele, durante esse período, assumiu a identidade de Robin Vermelho, quando as tropas do Monarca (Capitão Átomo) invadiram a Terra-51. Jason presenciou a morte do Batman dessa Terra, que estava enfrentando o Coringa, pelas mãos de Ultraman. Jasou acabou por matar o Coringa daquela Terra.

Após esses eventos, Jason retornou para a Terra-1, agora chamada de Nova Terra, onde abandonou a alcunha de Robin Vermelho. Não se sabe o que ele está fazendo atualmente.

Jason Todd é um dos concorrentes ao novo posto de Batman após a minissérie Batman R.I.P na qual Bruce Wayne foi dado como morto e um novo alter ego se tornara o Batman.


Tim Drake

Drake era um jovem garoto que acompanhou as aventuras de Batman e Robin desde o assassinato dos “Graysons Voadores”, crime do qual ele foi testemunha ocular. Tim deduziu as identidades de Bruce e Dick através de suas habilidades instintivas de detetive e passou a acompanhar suas carreiras com uma proximidade ainda maior.

Tim, por diversas vezes, desejou se tornar “O Maior Detetive do Mundo”, título pertencente ao Cavaleiro das Trevas, o qual admitiu recentemente que Tim irá superá-lo como detetive, no futuro. Apesar de suas habilidades de combate não serem do mesmo nível das de Grayson (embora sejam bem superiores às de Todd, em sua época como Robin), suas habilidades como detetive são seu ponto forte. Batman criou um novo uniforme para Tim, com proteção para as pernas e várias camadas de Kevlar Recentemente, após a morte de seu pai no evento Crise de Identidade, Tim foi adotado por Bruce Wayne. Tim também é membro do grupo conhecido como os Novos Titãs.

Desde cedo, o jovem Timothy "Tim" Drake vinha se mostrando um grande fã da dupla dinâmica. Depois que Dick Grayson, o Robin original foi embora e Jason Todd, o segundo Robin foi morto, Tim desejou se tornar o novo Robin, e usando seus conhecimentos de hacker descobriu a verdadeira identidade de Batman. Batman não estava muito certo se queria um novo parceiro, mas, com o apoio de Asa Noturna (o primeiro Robin), Batman decide aceitar a idéia. Ao contrário de seus dois antecessores, Tim é extremamente obediente às ordens de Bruce, não sendo tão impulsivo quanto Dick ou Jason. Outra diferença é que, Tim ainda possui família, portanto não foi adotado por Bruce. Assim como seus dois antecessores, Tim também é órfão, mas, tem a madrasta. No final, seu pai morreu e ele foi adotado por Bruce Wayne (Batman). A princípio, Tim não tinha grandes habilidades de luta, mas após um rápido treinamento com Batman foi enviado a Paris, onde começou a treinar com um monge tibetano. Este treinamento foi interrompido quando Tim partiu em busca de um criminoso europeu. Durante a perseguição recebeu treinamento pouco formal em artes marciais de um agente do DEA e da vilã conhecida como Lady Shiva.

Hoje, Tim tem se mostrado um grande companheiro para o Batman, tanto em ação quanto fora de ação. Tanto que, Bruce o considera como sendo parte de sua família, mesmo ou ainda que, Tim tenha seu próprio lar. Juntamente com Batman, Asa Noturna, Alfred Pennyworth, Batgirl (Cassandra Cain), Caçadora (Helena Bertinelli) e Oráculo (Bárbara Gordon), Robin é um dos principais membros do Batsquad.

Tim Drake foi um dos concorrentes ao novo posto de Batman após a minissérie Batman R.I.P na qual Bruce Wayne foi dado como morto e um novo alter ego se tornoria o Batman. Dick Grayson acabou se tornando o novo Batman, e nomeou Damian Al Ghul Wayne o novo Robin, alegando que enxergava Tim Drake um igual, e não um aprendiz. Tim não aceita bem a passagem do manto de Robin para Damian e deixa a caverna furioso, apesar dos pedidos de Dick para que ele volte.

Tim se convence que Bruce Wayne ainda vive, e sai em sua busca. Ele adota o uniforme de Red Robin argumentando que o uniforme já estava "manchado", e que em sua busca pelo pai adotivo precisará "atravessar algumas linhas". Ele alia-se a Ra"s Al Ghul, que assim como Tim também deseja o retorno de Bruce, mas acaba entrando em uma situação em que é obrigado a ser um membro da Liga dos Assasinos. Ele decide entrar na Liga buscando destruí-la por dentro.

Ele retorna a Gotham a pedido de Dick, que o avisa durante a noite mais densa que seus o túmulo de seus pais foi profanado. Durante a noite, ambos conversam sobre o retornos dos mortos e sobre a busca de Tim. Apesar disso, eles ainda possuem respeito mútuo um pelo outro e trabalham juntos para tentar sobreviver a horda dos Lanternas Negros.

Em um novo longa, Tim sofre lavagem cerebral do Coringa, mas Tim resiste ao transe e acidentalmente mata o Coringa.
No futuro, o Coringa(Tim), revela que o Coringa implantou um Micro-chip neural com as características do velho Coringa e criou uma arma destruídora que destruíria a base de Bruce Wayne (o antigo Batman) e a casa do atual Batman (Terrence "Terry" McGinnis).
Ao descobrir sobre o chip, Terry destrói o chip e salva o Tim, fazendo-o voltar a sua antiga vida.


Stephanie Brown

Stephanie Brown é a namorada de Tim Drake. Ela ofereceu-se para ocupar o lugar de Robin deixado por Tim quando seu pai descobriu sua identidade secreta. Stephanie não permaneceu muito tempo no cargo, sendo logo demitida por Batman, após desobedecer uma ordem. Enquanto tentava provar seu valor, Brown colocou em prática um plano de contingência de Batman. A tentativa foi um desastre total. Ao tentar conseguir o respeito de Batman, Steph causou uma guerra de gangues nas ruas de Gotham. Enquanto tentava ajudar a pôr fim na guerra, Brown foi capturada e torturada pelo chefe do crime Máscara Negra, que o fez para arrancar informações da menina. Após uma luta (que a enfraqueceu ainda mais), ela escapou das mãos de Máscara Negra, mas faleceu em seguida na clínica da Dra. Leslie Thompkins devido a severos ferimentos. Steph morreu enquanto Batman estava ao seu lado no quarto, tentando fazer com que ela não se culpasse pelo que aconteceu.

Antes de assumir o cargo de Robin, Stephanie era a heroína mascarada conhecida como Salteadora, identidade que voltou a assumir depois de ser demitida por Batman, com a qual permaneceu até a sua morte. Durante os eventos atuais da revista Robin, Stephanie voltou e vai ingressar novamente a bat-família.

Atualmente na saga O Submundo de Gotham a Salteadora ressurgiu com a habilidade de ficar invisível.Posteriormente,Robin descobriu que na verdade a morte de Stephanie Brow foi forjada por Leslie Thompkins,com o intuito deimpedir que Stephanie não voltasse a combater o crime,ele descobre também que Batman também sabia desse segredo.

Carrie Kelley

Carrie Kelley é uma garota de 13 anos que se transforma em Robin na famosa minissérie O Cavaleiro das Trevas. Ela é a segunda personagem do sexo feminino a ser Robin. Ela resolve ajudar o Batman que retornou após dez anos inativo na luta contra o crime. Ela surge justamente quando o agora envelhecido Cavaleiro das Trevas luta contra o líder da gangue criminosa conhecida como "os mutantes". Quando está prestes a ser derrotado, Batman é salvo por Carrie, que o conduz à Batcaverna com seu consentimento. Após ter sua saúde restaurada, Bruce Wayne permite que Carrie seja a nova Robin, e eles passam a combater o crime em Gotham juntos.

Damian Wayne

O artigo contém spoilers não revelados no Brasil

Damian é filho de Talia Al Ghul, filha de Ra's Al Ghul, com Bruce Wayne. Durante algum tempo, odiou o pai. Após a saga Batman R.I.P, ele se tornou o novo Robin, combatendo o crime em Gotham ao lado do novo Batman, Dick Grayson.


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.