terça-feira, 22 de junho de 2010

Tocha Humana

O nome Tocha Humana já foi usado por dois personagens de histórias em quadrinhos da Marvel Comics. O primeiro ficou conhecido como Tocha Humana Original, um andróide que podia inflamar seu corpo e voar. Apesar de ser um dos principais super-heróis da Era de Ouro, ele teve interrompida suas aventuras na década de 50.

Em 1961, Stan Lee e Jack Kirby criaram outro personagem com esse nome (o antigo já era dado como morto). O novo Tocha Humana é um jovem adolescente, chamado Johnny Storm, que faz parte do Quarteto Fantástico, surgido nesse mesmo ano na revista Fantastic Four n.º 1.

O Tocha Humana é interpretado pelo ator Chris Evans no filme do Quarteto Fantástico.

Biografia

Como muitos personagens da Marvel comics,Johny muda de cor de cabelo muitas vezes,por enquanto aqui no brasil ele atua com o cabelo "Cinza".

Apesar de geralmente ser chamado simplesmente de Johnny Storm, o nome real do Tocha Humana é Jonathan Lowell Spencer Storm.

Em conseqüência da exposição aos raios cósmicos que sofreu durante um vôo espacial, Johnny adquiriu o poder de envolver seu corpo em chamas (ao usá-lo geralmente ele grita a frase "Flame on!" que no Brasil foi adaptada para "Em chamas!"). Com o corpo nesse estado ele é capaz de voar, disparar chamas e absorver energia do calor.

Os demais tripulantes do vôo (sua irmã Susan, seu futuro cunhado Reed e seu amigo Ben) também ganharam poderes, e decidiram usar seus dons ao serviço da humanidade. Foi então que Johnny resolveu adotar o pseudônimo de Tocha Humana.

Como membro mais jovem do recém-formado Quarteto Fantástico, Johnny mostrava-se o mais impetuoso do grupo, com um comportamento às vezes fútil ou mesmo infantil. Muitas vezes isso se demonstra nas brincadeiras que faz, geralmente tendo o Coisa como vítima. As brigas entre os dois se acentuaram quando o Tocha começou a estrelar histórias solo (série iniciada na revista Strange Tales, outubro de 1962), enfrentando sua própria galeria de vilões e tendo um romance com uma princesa da Quinta Dimensão. Stan Lee também gostava de mostrá-lo como uma celebridade, sempre cercado de belas garotas e carrões de todos os tipos. Isso irritava o Homem-Aranha, o adolescente pobre, e a rivalidade entre os heróis adolescentes foi explorada por Lee durante algum tempo.

A fase solo durou pouco (talvez Lee tenha notado que os leitores se identificavam mais com o Aranha do que com o Tocha) e logo o herói flamejante voltaria a aparecer apenas nas aventuras do Quarteto Fantástico. Teve um romance com Cristalys, que acabou não dando certo, o que lhe acentuou a rebeldia.

Seu comportamento começou a melhorar quando já na década de 80 se apaixonou por Alicia Masters (ex-namorada do Coisa), com quem acabou se casando. Isto tornou a convivência com o Coisa quase impossível. A solução foi o Tocha descobrir que ela não era a verdadeira Alicia, mas uma impostora Skrull chamada Lyja.

Amizade com o Homem-Aranha

A amizade do Tocha com o Aranha, deve-se a ambos se conhecerem desde o início das respectivas carreiras. O Homem-Aranha se encontrou com o Quarteto Fantástico já no primeiro número de sua própria revista e até tentou fazer parte dele, querendo ganhar um alto salário. Mas foi rejeitado justamente por isso.

Ainda nas primeiras histórias do Aranha, devido a uma briga iniciada por um herói aracnídeo ainda imaturo, iniciou-se uma longa inimizade entre Johnny Storm e o Homem-Aranha, que se findou anos depois, quando os dois já se entendiam como amigos.

Em 1972, os dois heróis apareceram no número 1 (um) da revista americana Marvel Team-Up, que mostrava sempre uma história com uma dupla de heróis. A história foi "Uma noite de Natal com o Homem Areia (BR)". O Aranha e o Tocha se alternavam no início da publicação, sempre com a companhia de algum outro herói. Mas logo a revista ser tornaria mais um título de aventuras do Aranha, embora continuasse com a ideia das duplas.

Nessa época o Tocha Humana mudaria durante um certo tempo a cor de seu uniforme, que deixou de ser azul e passou para o vermelho, ficando parecido com o do Tocha Humana Original.

Poderes

Johnny pode simplesmente pegar fogo usando algumas palavras ("Em chamas" ou "Flame On"). Também pode soltar algumas bolas de fogo,que se acertada pode fazer muitos danos.

O nível mais alto de poder do Tocha Humana é a chamada Supernova, que geralmente é liberada em todos as direções e com temperatura muito maior que a do sol. Qualquer temperatura menor do que esta não é, portanto, capaz de queimá-lo. O Tocha Humana pode também projetar feixes de Supernova como uma arma ofensiva, mas apenas por períodos de tempo muito breves antes de sua energia se extinguir.

Curiosidades

Na série de desenhos animados do Quarteto datada de 1978, não aparecia o Tocha Humana, e o quarto integrante da equipe era um robô chamado H.E.R.B.I.E. Acreditava-se que o motivo disso era o temor dos produtores de que crianças que assistissem ao desenho incendiassem a si próprias. A verdade é que a licença para o uso da imagem do Tocha Humana era vendida separadamente e não foi comprada.

As outras duas séries de animação do Quarteto (uma da década de 1960 e outra da de 1990) incluíam o personagem de Johnny Storm.

Existiu uma Mulher Tocha Humana, Frankie Raye que é filha de Phineas Horton, criador do Tocha Humana Original. Frankie se transformou ao ajudar o pai a carregar compostos quimicos utilizados no androide, acidentalmente ela foi banhada pela elementos e se tornou Nova, mais tarde Nova se tornou arauto de Galactus.


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.