sábado, 4 de dezembro de 2010

Anne Rice conta o que pensa da Saga Crepúsculo

Anne Rice, a autora do livro Entrevista com o Vampiro (1976) e de mais nove romances da série que ficou conhecida como The Vampire Chronicles, falou longamente à revista New York sobre religião, o seu vampiro Lestat e até Facebook. E Rice falou de Crepúsculo.

"Não sei o suficiente sobre mórmons para enxergar Crepúsculo sob uma ótica religiosa", começou, em referências à criação e ao credo de Stephenie Meyer. "O que eu vi ali é o romance de uma mulher, a mesma coisa que funciona nos trabalhos de Charlotte e Emily Brontë, a ideia de uma garota vulnerável que se apaixona por um homem essencialmente mais velho, mais forte e misterioso. Nos dois filmes a que assisti tem isso, é a história clássica."

"E ela fez isso com uma tirada de gênio, que é colocar esses vampiros ameaçadores no colegial. O que, de certo modo, é incrivelmente ridículo. Que imortal passaria seu tempo indo para a escola de novo e de novo desse jeito? Vá para Katmandu ou Memphis ou Rio de Janeiro ou Roma! Mas é uma tirada de gênio, porque isso agradou milhões de crianças. O que eu acho, no fundo, que faz [Crepúsculo] funcionar é essa fórmula testada e aprovada de romance feminino, que tem raízes na psicologia. Trata-se da relação da jovem com o pai dela? Trata-se do feminino frágil apaixonado pelo masculino forte? Tem muitas camadas de interpretação", diz.

Sobre a questão da "castidade": "Acredito que isso passa por toda a literatura de vampiros. Em qualquer livro, nos meus e nos de Stephenie Meyer, até a série True Blood que adapta os livros de Charlaine Harris, tem esses personagens lutando contra seus desejos. E sempre aplaudimos, porque é uma metáfora para a luta que mantemos contra nossos impulsos destrutivos. Claro que ela faz isso de um jeito bem cafona, com a família boa tão devotada aos outros, a abstinência e tal. Talvez seja feito de um jeito bem claro para os leitores mais jovens".

A conversa envereda para as adaptações das obras de Rice para o cinema. Em agosto do ano passado, a escritora disse que aprovaria caso Robert Downey Jr. interpretasse Lestat no cinema, rumor que circulava na época. Um ano passou, e Vampire Chronicles, projeto sediado na Universal, não saiu do lugar. "Não tenho notícias. Rola muito interesse, muitas conversas. Os direitos estão comigo, não pertencem a estúdio nenhum hoje, então vamos ver. Espero ter algo em breve para poder anunciar."


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.