quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tropa de Elite 2 bate recorde de Dona Flor e seus Dois Maridos

Como já se esperava desde ontem, quando saíram os números de bilheteria no Brasil no fim de semana, Tropa de Elite 2 bateu o recorde Dona Flor e seus Dois Maridos e agora é o filme brasileiro mais visto da história do cinema brasileiro (pelo menos da história que consta nos arquivos).

O filme de Bruno Barreto fez 10.735.524 espectadores em 1976, e nesta terça-feira o longa-metragem de José Padilha chegou à marca de 10.736.995, segundo o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema. Tropa 2 deve abrir alguma margem porque nos próximos dias completará dez semanas desde a sua estreia e continua em cartaz em expressivas 200 salas.

O recorde, vale dizer, é relativo. Não há dados confiáveis sobre o número de espectadores de sucessos pré-1970, como os filmes de Amácio Mazzaropi, muitos deles em circuito itinerante pelo Brasil. Estima-se que O Ébrio, por exemplo, de 1946, estrelado por Vicente Celestino, tenha sido visto por 15 milhões de pessoas, mesmo valor aproximado de Nem Sansão, nem Dalila, chanchada de 1955.

O feito de Tropa de Elite 2, porém, é expressivo, se considerarmos que o circuito exibidor no Brasil encolheu violentamente nos últimos 40 anos. Em 1976, o país tinha cerca de 3.300 salas de cinema. Hoje são 2.200. O aumento da população, claro, ajudou: eram 110 milhões de brasileiros em 1976; hoje somos 190 milhões.
 
Leia mais sobre Tropa de Elite 2


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.