quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Começa amanhã o maior pequeno festival do mundo

O que Des hommes et des dieux, Never let me go, Biutiful, Another year, os documentários A letter to Elia (de Scorsese) e Tabloid  (de Errol Morris) e o longa the animação The Illusionist tem em comum? Todos fazem parte do seletíssimo programa do maior pequeno festival do mundo, o Festival de Cinema de Telluride que começa amanhã na linda cidade das Montanhas Rochosas. São apenas quatro dias e somente  24 filmes (mais  retrospectivas, homenagens, curtas e exibições-surpresa que só são anunciadas durante o festival- Black Swan e 127 Horas devem estar entre elas) e nenhum prêmio. Mas, a cada ano, Telluride se afirma como o segredo mais poderoso do cinema internacional.

Para vocês terem uma ideia, eis uma pequena lista de títulos que, em idos verões americanos, foram selecionados para Telluride: Blue Velvet, Central do Brasil, Quem quer ser um milionário, Brokeback Mountain, Cidade de Deus, Juno, Lost in Translation, Capote, O tigre e o dragão, Up in the air.  Perceberam?
Não há segredo para o poder de Telluride , nenhum conchavo, acordo de gaveta ou manobra de marketing. O festival, sempre organizado e guiado por um grupo de  estudiosos e fãs de cinema mais um diretor especial (este ano, o escritor Michael Ondaatje; no passado, Laurie Anderson, Peter Sellers e Salman Rushdie já passaram pelo posto) simplesmente escolhe os filmes que ama. E os filme que ama em geral são muito, muito bons. É a pre-seleção da pré-seleção, a peneira mais fina dos títulos que tem peso unicamente por sua qualidade e originalidade. “É como se Cannes tivesse morrido e ido para o céu”, disse certa vez o crítico A.O.Scott do LA Times, habituê de Telluride.

Este ano, além desses que mencionei no primeiro parágrafo, fiquem de olho num filme que está passando ao largo do radar de todo mundo – o drama de guerra The Way Back, de Peter Weir, um diretor que, que eu saiba, nunca conseguiu fazer um filme ruim na vida.


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.