quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tribunal decide que 'Paranoia' não copiou 'Janela indiscreta'

  O diretor Steven Spielberg e seu estúdio de cinema Dreamworks foram inocentados na terça-feira (22) de um processo em que eram acusados de violar os direitos autorais do roteiro do filme de Alfred Hitchcock "Janela indiscreta", em sua produção de 2007 "Paranoia".

A fundação Sheldon Abend Revocable Trust, que possui os direitos autorais da obra "Janela indiscreta" escrita por Cornell Woolrich em 1942, processou Spielberg, a Dreamworks e a distribuidora Paramount Picutres em 2008.

Advogados da fundação deixada pelo falecido produtor de Hollywood Abend alegavam que Hitchcock havia obtido o direito de transformar a história de Woolrich em seu clássico de 1954 "Janela indiscreta". Mas a DreamWorks não recebeu tal permissão para fazer "Paranoia".

Ambos são filmes de suspense sobre assassinato, protagonizados por um homem olhando pela janela para o vizinho.

Uma juíza federal em Nova York determinou que, apesar de haver semelhanças entre o livro de 1942, o filme de Hitchcock e "Paranoia", nenhum estava sujeito a medidas judiciais pela lei de direitos autorais dos EUA.

"Os roteiros principais são semelhantes apenas em um nível superficial e geral, de forma que não podem ser protegidos", disse a juíza do Tribunal Distrital de Nova York em sua decisão que rejeitou a reclamação.
"Enquanto 'Paranoia' é abundante em subtramas, a história original não tem nenhum. O cenário e o clima da história original são estáticos e tensos, enquanto o cenário e tom de 'Paranoia' é muito mais dinâmico e temperado com humor e romance adolescente", acrescentou a juíza.

"Paranoia", que estrelava Shia LaBeouf, arrecadou US$ 117 milhões nas bilheterias mundiais.


Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.