terça-feira, 20 de julho de 2010

Os incríveis games de Super-heróis

Presentes desde o começo da história gamística, super-heróis e games são tão clássicos quanto arroz e feijão

Super-heróis. Os indivíduos em questão se diferenciam dos demais por suas habilidades extra-humanas, mas como bem lembra o tio Ben ao Peter Parker: “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. E claro que num local onde um é privilegiado com habilidades especiais, mais alguns também terão a mesma chance e assim temos os grandiosos universos dos super-heróis.E como super-heróis e videogames sempre tiveram tudo a ver, desde os primórdios, o MSN Jogos reuniu algumas das aparições mais célebres destes bravos e poderosos guerreiros que gastam todas as suas energias combatendo o mal.


The Tick

Poderes: Falta de noção, super-força, “Poder dramático”, independência de oxigênio e “quase” invulnerabilidade

Este talvez é o herói mais falho e curioso da história do heroísmo mundial. The Tick está para os quadrinhos assim como Don Quixote de La Mancha está para os romances de cavalaria: é pura paródia. The Tick é o tipo de herói que nunca sai ferido das batalhas, porém, basta quebrar uma unha para ele ficar reclamando nos ouvidos de seu parceiro Arthur. Mas quando a situação fica muito tensa, ele sempre está pronto para transformar toda a situação dramática em força. O único game deste grande herói foi lançado em 1994, pela Fox Interactive; um beat ‘em up que foi muito mal recebido, mas que vale a jogatina... apenas por curiosidade e pelo bom humor de Tick.


Wolverine (James “Logan” Howlett)

Poderes: Garras, esqueleto de Adamantium (Arma X) e capacidade mutante de regeneração

Quando apareceu nas histórias do Incrível Hulk, no começo dos anos 1970, ninguém poderia imaginar que Wolverine se tornaria maior do que o próprio monstro verde. Logan, como é conhecido esse herói temperamental, sempre teve passagens inesquecíveis pelos games. Talvez alguns não se lembrem do lendário “The Adamantium Rage”, mas certamente não se esquecem das séries de luta da Capcom baseada nos X-Men, inclusive a popular série “Versus” (“Marvel vs Capcom”, “X-Men vs Street Fighter”, etc). O último game de Logan é fraco “X-Men Origins: Wolverine”, lançado em 2009 e baseado no filme do mesmo nome.

Dick Tracy

Poderes: Carisma, estilo, inteligência e agilidade em tiroteios

Dick Tracy é o melhor detetive da polícia de Chicago em 1930. Corrupta e violenta, a maior cidade do estado americano de Illinois não dava brechas para bons e incorruptíveis tiras. Porém, com Dick a tolerância era zero, resolvendo ele mesmo enfrentar todo o Sindicato do Crime sozinho. Elegante e carismático, Dick se tornou um marco nas tirinhas de jornal e quadrinhos, perdurando na mídia há quase 80 anos (!). Em 1990, com o lançamento do filme definitivo baseado no tira (estrelado por Warren Beatty e Madonna), “Dick Tracy” deu origem a quatro games, o melhor e mais popular deles para Mega Drive.

Punisher (Frank Castle)

Poderes: Ódio, sede de vingança, espírito de porco e pistolas automáticas

Um dos anti-heróis mais populares do mundo, o Justiceiro (Punisher, em inglês) é um verdadeiro “badass”. Sangue-frio e violento, seria facilmente considerado um sóciopata se seus motivos por tanto ódio não fossem o amor rancoroso por sua família assassinada por gangsters, após ter testemunhado uma execução no Central Park, em Nova Iorque. Essa postura de “fazer justiça com as próprias mãos” sempre rendeu bons argumentos para os games, e Frank Castle recebeu quatro títulos, todos com o nome de “The Punisher”. O último, um game de tiro em primeira pessoa, foi lançado exclusivamente para o PS3 através de sua rede PSN. O game foi tão mal que deixaria o Justiceiro envergonhado...

Tartarugas Ninjas (Teenage Mutant Ninja Turtles)

Poderes: Elas são tartarugas ninjas!

Mais insano que imaginar Tartarugas Ninjas é o fato de elas amarem pizzas, viverem nos esgotos de Manhattan, a poderosa ilha de Nova Iorque (sim, é a capital mundial dos super-heróis) e serem amigos de uma repórter do canal local, April O’ Neil. As tartarugas Donatello, Michelangelo, Rafael e Leonardo são uma homenagem aos artistas renascentistas de mesmo nome. Criaturas tão esquisitas não teriam melhor lugar para proliferar do que nos games. Aliás, os personagens ficaram tão populares que até hoje tem gente achando que as Tartarugas são originárias dos games. “Turtles In Time Re-Shelled” e “Arcade Attack” foram os dois últimos games da série, lançados em 2009.

Capitão América (Steve Rogers)

Poderes: A melhor força, agilidade, inteligência, destreza e regeneração possíveis para um humano. Seu patriotismo ianque pode ser considerado um super-poder

Americano nato como os games, Steve Rogers também se junta ao rol de heróis que passaram por experiências científico-militares. No seu caso, o tratamento Vita Ray o tornou um ser humano perfeito. Porém, a história de Capitão America é tão extensa e até um pouco confusa, que vai ser difícil explicar que já existiram 7 alter egos diferentes vestindo o uniforme do herói (um foi assassinado recentemente, inclusive). Capitão América é um herói não tão popular nos games, com apenas dois games onde é um personagem jogável: “Captain America in: The Doom Tube of Dr. Megalomann” e “Captain America and the Avengers” (foto), este último um clássico arcade da Data East. Se ele não fosse tão patriota, talvez o mundo lhe desse mais atenção…

Batman (Bruce Wayne)

Poderes: Inteligência, agilidade, destreza, habilidades ninja e o que ele não puder fazer, ele compra

O primo rico (milionário, eu diria) da DC Comics é talvez um dos mais bem sucedidos heróis da história dos games. A maioria dos games do Homem-Morcego são bem recebidos entre os gamers. No repertório de Bruce Wayne estão pérolas como “The Adventures of Batman & Robin”, “Return/Revenge of the Joker” e, claro, a série recente “Arkham Asylum”, lançada para Xbox 360, Playstation 3 e PC. Para não dizer que é pouco, “Batman: The Brave and The Bold” (baseado na série animada de mesmo nome) tem lançamento programado para 7 de setembro deste ano.

Superman (Clark Kent / Kar-El)

Poderes: Ele tem força sobre-humana, voo, visão de fogo, visão raio-x, visão telescópica, super sopro e... finalmente... sopro de gelo!

“Enquanto isso, no Palácio da Justiça...”, Superman, líder da Liga da Justiça e maior herói de todos os tempos, se prepara para mais um dia de trabalho em Metropolis. A cidade fictícia já foi reproduzida diversas vezes nos games e NUNCA o super-herói do planeta Cripton recebeu uma reprodução que faça jus ao bom e velho colega jornalista, Clark Kent (Kar-El, para os íntimos). Só para se ter uma noção, o último game do Superman, “Returns”, tinha como chefe um tornado (?!). Talvez usar roupas de lycra e cueca por cima da calça não seja sinal de sorte...

Spider-Man (Peter Parker)

Poderes: Habilidades aracnídeas e paciência para aguentar o JJ Jamerson (editor-chefe do jornal que ele trabalha)

Antes de ser picado por uma aranha radioativa, Peter Parker era apenas um nerd dedicado à família e a uma vida rotineira, num apartamento velho em Nova Iorque. Já como Homem-Aranha, ele se tornou um mito. Combateu criminosos, megalomaníacos, conquistou a linda Mary Jane e, de quebra, se tornou o herói com mais games no currículo. São quase 30 títulos desde 1982, inclusive os clássicos “Maximum Carnage”, “Separation Anxiety” e “The Amazing Spider-Man vs The Kingpin”. O novo game, “Shattered Memories”, será lançado para DS, Wii, 360 e PS3 também no dia 7 de setembro (o que significa que nosso Dia da Independência será bem produtivo). Ah! Peter Parker também é jornalista (fotógrafo)... Chega! Vou ao Sindicato reclamar os super poderes que devo ter direito!


The Incredible Hulk (Bruce Banner)

Poderes: Fúria e força sobre-humanas quando as coisas ficam pretas (ou verdes!)

O Incrível Hulk é um dos personagens mais populares da editora Marvel. Inicialmente Bruce Banner, o cientista foi exposto a uma bomba gamma durante um experimento, o que promoveu modificações genéticas que o tornaram um monstro poderoso e descontrolado quando estava furioso. O Gigante Verde teve alguns games, porém todos falharam em atender as (grandes) expectativas que se esperam para um game baseado na história de Hulk. O último, “The Incredible Hulk”, é baseado no último filme da série, estrelado por Edward Norton. Se o longa-metragem foi bom, o game não teve o mesmo nível... Mas o título tem uma vantagem: sempre é divertido arremessar ônibus e destruir ruas quando se está nervoso!

Plataforma: Xbox 360/PS3/Wii/DS/PSP/mobil/PC



Link para essa postagem


Comente!!!

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.