quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Avatar: James Cameron fala sobre a edição estendida em Blu-ray

O site Collider esteve na Blu-Con, convenção sobre Blu-ray em Los Angeles, e tiveram a oportunidade de ver James Cameron falando sobre o lançamento da versão estendida de Avatar.

No mês passado, já tínhamos divulgado os detalhes técnicos do lançamento brasileiro em DVD e Blu-ray, incluindo a lista de extras. Agora, Cameron fala sobre o processo de elaboração desse material. Um dos aspectos ressaltados na palestra foi a vantagem do Blu-ray pela capacidade superior de armazenamento de dados e como um único disco trará as três versões do longa em alta definição (versão de cinema e duas versões estendidas, uma com 9 e outra com 16 minutos adicionais).

O diretor também falou sobre o custo da edição estendida, uma vez que cada minuto de cena finalizada pode custar mais de US$ 1 milhão. "E, de certa maneira, fizemos o relançamento nos cinemas para ajudar a bancar esses minutos extras. Adicionar 16 minutos de filme era um investimento considerável da parte da Fox, e um investimento considerável de tempo da nossa parte, porque terminar aqueles 16 minutos leva meses, literalmente", explicou.

Sobre o material extra, Cameron confirmou que haverá 47 minutos de cenas deletadas, mais 17 featurettes e documentários de making-of. O cineasta explicou como será o visual das cenas deletadas, que não foram totalmente finalizadas como na versão de cinema, mas já ganharam uma versão em computação gráfica. "Muitas das cenas que cortamos, sentimos que não tinha como reintegrá-las ao filme e decidimos que não podíamos bancar a finalização de todos os 47 minutos de cenas deletadas no nível máximo de qualidade, mas as contextualizamos, para que você saiba onde elas se encaixariam no filme. [...] Você verá que claramente as cenas não foram finalizadas, mas dão a sensação de que estão completas", afirmou.

Com grande parte dos lançamentos futuros no cinema anunciados para 3D, é apenas uma questão de tempo até que ele se concretize no mercado de home entertainment. Cameron aproveitou para falar sobre o rumo da tecnologia que poderemos ter em casa e já revelou que muitos dos extras para o lançamento 3D de Avatar em Blu-ray já estão finalizados em três dimensões, aguardando o lançamento no formato.
"Nós já masterizamos o Blu-ray em 3D e o visual ficou espetacular. Ainda é uma tecnologia que precisa de óculos e isso vai durar provavelmente mais uns cinco anos [até a dispensa dos óculos]. Existem vários motivos técnicos para isso. Primeiro eles precisam melhorar a resolução antes de nos livrarmos dos óculos, porque precisam dividir a resolução para diferentes posições ao assistir. Mas agora você já pode ter uma experiência 3D muito boa em casa", disse.

Leia mais sobre Avatar


Link para essa postagem


1 comentário

Samir disse...

Apesar da maior qualidade, o preço também é muito superior, não sei até onde vale a pena.

Postar um comentário

Leia as Regras:

Todos os comentários são lidos e publicados, se respeitados os critérios;
Não peça parceria por aqui, entre em contato;
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos aqui.